Reparamos que as postagens sobre festa juninas passadas têm recebido bastante acessos nesse mês de maio de 2012.
Na escola da Letícia - a cada ano pedem para cada criança e/ou sua família confeccionarem algo que será utilizado nos enfeites pendurados durante a festa. Neste ano enviaram, como base, uma sacolinha de papel kraft. Para quem vive fazendo sacolinhas nas semanas das crianças, a MARIA DOBRADURA adorou!
A festa da Escola CRIEM tem como tema REVIVENDO AS TRADIÇÕES JUNINAS COM UM OLHAR PARA O MEIO AMBIENTE.
Nosso trabalho resultou em duas faces da sacola.
Primeira face-
Primeira face-
E segunda face - antes de ser completada com mais um ítem da Letícia.
Descrevendo o primeiro quadro.
1 - Fizemos a barraquinha utilizando parte de um diagrama retirado de muito tempo atrás de uma revista japonesa específica ORIGAMI. Fica o esquema que é um tipo de cartão de votos para Ano Novo de autoria de Tomoko Tanaka.
Fomos até o passo 13, dobrando as laterais para trás e descendo a parte colorida para termos como fundo o branco. O papel utilizado listrado é da Diamond Papers.
NOTA - Mas poderíamos ter utilizado para a barraca o diagrama da CASA DE PASSARINHO - de um livro com origamis da REVISTA PICCOLO que postamos em 29 de abril de 2011
O que utilizamos é do esquema abaixo
2- Na base da barraca colamos um retângulo de papel para dar a impressão de balcão.
3- Os milhos verdes, que explicamos para a Letícia de onde vinha a pipoca, de onde vinha o milho etc. também já postamos o diagrama no ano passado quando o utilizamos como crachá na tarde junina da turminha.
4- A NOVIDADE desta postagem fica por conta do origami da PIPOCA!
Esse buscamos e encontramos em vídeo no ORIGAMISPIRIT, com o link abaixo.
Fizemos com papel MALMERO branco - gramatura 120 - na medida sugerida de 2,5 X 5 cm. A pipoca rosa é um papel antigo vegetal tingido com anilina de culinária.
5- Apenas uma estrela é de origami e seu diagrama também já andou por aqui.
6 - Ah! A TIXA - LETÍCIA atrás do balcão é uma produção de 2006 - para as caixinhas que foram feitas de lembrança para seu nascimento.
Quando se fala em reciclagem se pensa em lixo, mas antes deve-se pensar em reaproveitamento que ainda trazem e remarcam boas lembranças.
O segundo lado foi construção da Letícia.
Aproveitada a menina de outros trabalhos, milhos feitos com a sua assistência e ajuda. Ela dispôs a colagem.
NOTA - A Letícia gosta de inventar coisas, de todos os tipos. De vez em quando algo com origami. Baseando-se no "seu" diagrama de cachorro tinha dois papeis dupla face amarelo/vermelho e no domingo fez um pássaro.
Hoje, na historia do milho ficou sabendo que aves gostam de milho e fez outro passarinho que colou no seu trabalho.
Mas ainda não falei para ela que "Passarinho come milho e papagaio leva a fama!" Ou é o contrário?
Mas, na onda dos reciclados o vestido da Letícia desse ano será customizado.
O vestido da formatura do ano passado, sujeito a único uso está sendo customizado. Depois da festa postaremos o resultado.
Mas vem mais coisas ainda!
Olá, amiga dobradura! Amei seus ultimos post, que pena, que não os vi antes para por em pratica no chá de minha afilhada, o barnela. Amei tudo. Vou salvar alguns diagramas para a oficina de sabado - Superação II, que ocorrerá na escola onde trabalho. Gostaram da 1ª, que vou repetir a dose. Bjos.
ResponderExcluirOlá, amiga! Euzinha aqui de volta. Queria ver se voce pode enviar para meu e-mail até 5ªfeira a noite. Como se dobra a sacolinha, pq gostaria de ensinar ou até mesmo passar a noite dobrando elas para as crianças que participarem da oficina, colarem seus origamis e levarem os maiores dentro delas. Uma ideia que tive e ensiná-lo a dobrar o carrossel e o pião. Estes tenho o diagrama e já fiz copias. Obrigada por me ajudar. Bjos.
ResponderExcluirnecamarques@ibest.com.br