- Diminuindo um pouco a dívida da programação do mês hoje vamos sugerir 3 origamis-brinquedo que se movimentam. Basta assopar, girar, rodopiar. Só falta o móbile que gira ao sabor do vento. Como não tive tempo para demonstrar melhor os passos vão os esquemas de revistas mesmo - a maravilhosa PICCOLLO - com este nome italiano, mas japonesa. E de outra revista que não dá para escrever o nome, pois meu teclado não permite.
ORIGAMI DO CAQUI, mas que pode ser chamado de laranja.
São necessários
- uma folha de papel colorido de 15 cm de lado.
- um pedaço de canudinho de plástico (de festa)
- um palito de churrasco ou varetinha de bambu daquelas de fazer pipa.
Seguindo os passos do esquema, no passo 8 faz-se os dois cortinhos para ficar com aspecto de folha de caqui.
Com o caqui/laranja em mãos, na página em baixo à direita explica como fazer com que ele gire a um simples assoprão.
Faça um pequeno talho (corte) na base inferior, bem no ponto central. Por dentro do origami cola-se um pequeno pedaço de canudo na posição vertical e num espaço mais central. Pode usar uma fita adesiva tambem para ficar mais firme.
Separadamente se pega o palito de churrasco coloque dentro deste canudo e marque o ponto onde ele beira o origami. Abaixo deste ponto deve ser feito um tipo de trava - nada difícil - para impedir que o palito queira entrar mais do que deve, isto é mais acima do que o alto do canudinho. Na figura foi colocado um araminho peludo que não machuca. O Mr Maker do Discovery chama este araminho de limpador de cachimbo, mas não precisa de tanto. Basta enrolar algumas vezes a fita adesiva, ou dar algumas voltas com barbante bem apertado.
Com tudo pronto coloca-se o palito dentro da fruta e do canudinho e é só assoprar. Se quiser apoiá-lo em algum lugar espere a explicação do galo abaixo.
Não esqueça de clicar na figura para amplia-la e entender, sozinho e, melhor.
ORIGAMI DO GALO
Este galo é para lembrar aquelas birutas (objetos colocados no alto de casa e prédios para medir a direção do vento).
Um outro nome para isto é girouette.
Material necessario
- uma folha de papel para origami de 15 cm e lado
- pedaço pequeno de canudo (pode aproveitar o sobra do canudo usado acima)
- palito de churrasquinho
- copo de festa ou embalagem de yogourte ou no gênero.
- um pouco de argila ou algo que faça peso no copo e prenda o palito de madeira.
- papeis para enfeitar como no modelo (opcional)
Veja bem como está colocado o canudo e aquela base para que o palito de madeira não ultrapasse a parte de cima do canudo.
É fácil. pode ser assoprado ou deixa perto de um lugar que vente um pouco. Assim terá uma biruta ou girouette.
ORIGAMI DO PIÃO
Material necessario- duas folhas de papel de 15 cm de lado de preferência de cores diferentes. Inclusive fica mais fácil entender as dobras.
- um palito de madeira de dentes. Se for o japones ele tem uma cabecinha em cima, se for do outro com ponta, corte um pouco ou coloque algum tipo de cola plástica na ponta superior.
Siga as instruções e fazendo as duas peças ao mesmo tempo. Assim pode perceber que enquanto um vira a ponta à direita o outro vira na ponta à esquerda e assim por diante. Tudo para que no final eles se completem e possam se encaixar.
Clique para ampliar e repare como as duas folhas são confeccionadas ao mesmo tempo.
E já sabe que na maioria das vezes páginas e direções de esquemas japoneses vêm da direita para a esquerda.
Siga a numeração.
Faça os encaixes - não é dificil - ajeite e coloque o palito no centro para não furar demais. este pião gira bonito e rápido. Caso o furo fique grande coloque um pouco de cola, espere secar para diminui-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário