sexta-feira, 4 de junho de 2010

ORIGAMI PARA VESTIBULANDOS - 1000 TSURUS

ESTA PÁGINA, TAMBÉM SE ENCONTRA NO BLOG - FILHOTE, JUNTAMENTE COM AS 15 POSTAGENS DE "DESDOBRANDO SUA PROFISSÃO. VISITE http://mariadesdobrandopsicologia.blogspot.com/


Há uma lenda no Japão, muito antiga, de que o pássaro tsuru (grou)vive 1000 anos. E tem mais. Quem fizer 1000 tsurus de origami e expressar um desejo, este acontecerá.
A historia ficou difundida mesmo, tanto para o Japão quanto para o mundo ocidental, quando Sadako Sassaki moradora de Hiroshima que por ocasião do lançamento da bomba tinha 2 anos e nada sofreu, passado alguns anos apresentou leucemia, uma das terríveis doenças sequela da bomba atômica.
Uma amiga lhe falou sobre a lenda e elas começaram a confeccionar os 1000 tsurus. Sadako infelizmente morreu antes de completar os tsurus. Mas seus amigos completaram e levaram para seu sepultamento.
A partir dai, esses mesmos amigos iniciaram um movimento de confeccionar tsurus para todas as crianças vítimas como Sadako. E o movimento cresceu bastante. Praticamente todas as escolas do Japão contribuiram para confecção de tsurus no lançamento da Praça da Paz em Hiroshima, onde há a estátua de Sadako. O tsuru é considerado o pássaro da paz.
Sadako perseverou e fez tsurus até seu final de vida. E deixou a lição que agora acompanha tanta gente.

Particularmente não acreditamos que, apenas, fazendo 1000 origamis se consiga realizar desejos. Mas assim mesmo já fizemos mais de uma vez. Acreditamos é que na medida que nos dispomos a realizar 1000 objetos semelhantes estamos nos concentrando no que desejamos. Mesmo que faça tsurus sem pensar a cada vez pelo que estamos fazendo, em nosso inconsciente sabemos e se pararmos para nos perguntar por que estamos fazendo tal coisa, a resposta é imediata.
Talvez acreditamos mais na força e concentração de pensamento (e ação) para alcançar o que desejamos.
Um dos grandes desafios e desejo lá no Japão é alcançar a entrada em boas escolas, empregos.  Mesmo no Brasil toda vez que começa o tempo de vestibular há alguma reportagem de estudantes, na sua maioria descendentes de orientais que fazem os 1000 tsurus.
Há papeis japoneses que tem estampado o kanji (ideograma) para entrada em vestibular. Mas há muito tempo não vemos isto por aqui. Havia na Livraria Fonomag nos anos 90.
Mas há em várias papelarias especializadas a venda de caixinhas já com 1000 papeis coloridos (japoneses e coreanos) para se fazerem os tais tsurus. Em geral são feitos na medida quadrada de 7,5 cm de lado.
Tambem é possivel se optar por papeis brancos. Numa folha de papel sulfite A4(oficio), mesmo em cores neste tamanho você poderá conseguir pelo menos 6 papeis para tsurus (e sobra papel). Se dividir em papeis de 7X7 terá 12 papeis. Totalizam 84 folhas A4 para os 1000 tsurus.
Pode-se criar um grande móbile, colocá-los numa caixa, enfim a arte final fica por conta da alegria e criatividade de quem consegue fazer os 1000 tsurus. Teve uma pessoa que jogou num rio da França, visto que papeis são materiais bem solúveis (não sabemos se é recomendável). Já vimos aquário desativado para peixes com luzes internas e tudo, cheinho de tsurus coloridos.
Este tipo de móbile (figuras abaixo) feito com tsurus, miçangas, cristais e aplicados num aro circular de metal têm uma leveza visual e física excelente. Quando bate o vento na janela ele é um verdadeiro carrossel girando e conforme aumenta a velocidade abre a roda (a Mônica Poyares deve amar um móbile assim). O tipo de papel aqui utilizado e nos 1000 tsurus acima foi papel vegetal que no tamanho A4 foi cortado no tamanho de 9X9,  4 tsurus por folha e o que restou da folha foi aproveitado para outros trabalhos.





Calculando que você comece a fazer seus 1000 tsurus para entrar numa boa faculdade agora em junho, até dezembro você poderá confeccionar a média de 167 tsurus por mes. Quarenta e dois por semana ou seis por dia. Pegando o jeito voce faz com um pé nas costas (nem tente!) e em locais onde for permitido (nem todo professor ou chefe permite). Há pessoas que, fazendo origamis fáceis e já bem práticas, conseguem se concentrar melhor. Agora, fazer 1000 tsurus, não prestar atenção em aulas e nem estudar, não há origami que salve a situação.
Se alguem estiver pensando que não tem paciência para fazer isto uma informação. Não precisa ser paciente para fazer origami. Entre com as mãos e cérebro que o origami lhe trará a paciência.
Abaixo um site com boa explicação através de video de como se faz o tsuru.
http://www.aprendendojapones.com/2009/09/13/tsuru-origami/

Tínhamos prometido móbiles para o dia dos namorados, mas resolvemos colocar apenas algumas situações com tsurus, para não provocar muita informação. Na semana que vem colocaremos como fazer o fuurin "sino que bate com o vento".
E como estamos na sexta-feira colocamos que necessitarão de guizo, contas e fio. O papel washi que vamos utilizar é japonês. Mas pode ser qualquer papel (mais maleável que não rasgue fácil). Em nosso caso usamos fio japones ou chinês encontrado na Liberdade. Na feirinha da Liberdade tem um casal chinês que vende os tais fiozinhos (muito vistos em chaveiros, kusudamas etc) e o guizo colorido. A banquinha fica próximo à livraria Sol. Ele não é careiro principalmente porque poucos tem esta mercadoria. O problema é que não se tem certeza se ele vai para a feirinha no sábado ou no domingo (a incerteza é dele, não minha). Para quem não é de São Paulo podem ser encontrados em vendas de material de origami on line. Mas o Dia dos Namorados já será na semana que vem. Agora cada um pode utilizar o material que tiver em mãos ou em sua cidade. Será necessário tambem agulha que passe por contas e fio de linha forte como de pipa para auxiliar no trabalho.
Fotos do fuurin por enquanto

Nenhum comentário:

Postar um comentário