segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O BOM CÍRCULO VICIOSO DE ESTIMULAÇÕES E MOTIVAÇÕES ENTRE PROFESSOR E ALUNOS

Registrando livros para o SEBO SEBOSO 4, não resisto e folheio vários deles durante este processo. Num livrinho, cujo nome não me ocorre agora, o autor fala que resolveu fazer um caderno no qual em cada página ele registra cada coisa que pede a Deus e na oposta ele registra quando é atendido. Com isto, ele chegou à conclusão de que tinha sido atendido 97% das vezes.
Agora, pensando no que postaria no blog caiu em minhas mãos um texto que usei em algum treinamento sobre MOTIVAÇÃO É COM A ESCOLA, SIM. (Não que não ache que 97 a 100% ela deve ser feita em casa tambem nos assuntos de querer saber mais). Mas no texto Abraham Maslow, o grande psicólogo estudioso das motivações, acreditava que somente impediriam a satisfação da necessidade de auto-realização os obstáculos colocados no caminho de alguem pela sociedade. Ainda, não se disse que estes obstáculos podem ser colocados por pais e professores. Nem vai se dizer, apenas seria bom
que cada um se analisasse.
MASLOW sugere que o processo educacional tenha alguns passos a desempenhar na promoção do desenvolvimento pessoal. Vamos a eles.
1- ensinar as pessoas a serem autênticas; conhecedoras de suas próprias possibilidades e ouvirem a força de sua voz interior.
2- ensinar as pessoas a transcenderem sua própria condição cultural, e se tornarem cidadão do mundo. O sonho para (infelizmente não de) todo e qualquer brasileiro.
3- Auxiliar as pessoas a descobrirem sua vocação na vida, seu chamado. Isto focalizado especialmente pelo encontro da carreira certa.
4- Ensinar as pessoas que a vida é preciosa, que há alegria para ser experimentada.
5- Aceitar as pessoas e ajuda-las a aprender ou conhecer sua própria natureza. O conhecimento real de atitudes e limitações podem ajudar potenciais a e desenvolverem.
6- Ver que as necessidades básicas das pessoas estão sendo satisfeitas. Isto inclui segurança, sentimento de pertencer e necessidades de ser estimado, valorizado.
7- Vivificar o conhecimento, ensinando as pessoas a apreciarem a beleza e as outras boas coisas da natureza e da vida.
8- Ensinar as pessoas que controles são bons e que o completo abandono é ruim. Assumindo controle para proporcionar qualidade de vida em todas as áreas.
9- Ensinar as pessoas para que transcendam os problemas superficiais e atenham-se aos problemas mais sérios da vida. Isto inclui os problemas de injustiça, de doenças, de pobreza de qualquer espécie, de sofrimento etc.
10- Ensinar as pessoas a fazerem boas escolhas. Elas precisam praticar fazendo escolhas, primeiro entre o que é bom e suas semelhanças.
OBSERVAÇÃO- as MOTIVAÇÕES são ocasionadas pelo atendimento às necessidades, mas elas só ocorrem mediante ESTÍMULOS.
ESTIMULAÇÃO é função a ser exercida pela escola e pela família, ou de quem EDUCA. Até mesmo a oportunidade que podem oferecer a si mesmos e aos alunos de se auto-motivarem.
Quantas vezes não ouvimos e não falamos, preciso arrumar algo que me estimule?
Lembrando lá de cima do autor das anotações de pedidos e atendimentos de Deus, poderíamos sugerir, agora no caso a professores, que tivessem um lugar onde registrassem a cada dia, ou pelo menos em determinadas ocasiões sobre
HOJE MOTIVEI UM OU VÁRIOS DE MEUS ALUNOS!
Quem sabe, TODOS? Mesmo que seja o professor ajudando a Deus e
vice-versa a chegarem perto dos 97%.
Não precisa reclamar de salário, excesso de aulas, muitos relatórios,
vários empregos. A sugestão é mais uma atitude a ser interiorizada,
não a ser preenchida. Com certeza como uma coisa leva a outra o que provocamos (estimulamos) de motivação nos outros, volta para nós mesmos e isto é um pagamento muito gostoso lá dentro de nós mesmos. Não substitui nem dá bonus ao salário real, mas a satisfação pessoal de algo bem conseguido ainda é das melhores recompensas que se pode ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário