quarta-feira, 14 de julho de 2010

ORIGAMIS-BRINCADEIRAS 3- 4 - 5 -6 - BARCO - LULA - PEIXE - CISNE

NOVIDADES DE ORIGAMI BRINCADEIRAS
CORRIDA DE BARCOS A VELA
Como demoramos um pouco com os origamis brincadeiras, hoje
faremos uma enxurrada deles. São animais aquáticos e um meio de transporte, de lazer ou trabalho.
Iniciaremos com o barco que é o mais fácil. Aliás, muito fácil.  Dá para ver que as crianças estão brincando numa espécie de corrida de barcos. Impulsionados por... assopro. O sopro terá um controle, deve ser um bom trabalho para fonoaudiólogo - acha a Maria Dobradura que não entende disto -, pois se assoprar muito forte o barco pode tombar ou sair desgovernado e se assoprar fraco, não vai muito longe em competição.
Vamos seguir os passos mal fotografados para a construção do barco.
Utiliza-se papel com 15 cm de lado.

PESCARIA
Agora o peixe. Este peixinho é clássico do Origami e pode ser feito em qualquer tamanho.
O esquema indica números medidas, mas apenas para mostrar que num papel com 12 cm quais as medidas do peixe pronto. Não se preocupem com isto, nem em enfrentar problemas de proporções. Siga o esquema, apenas.






Este peixe bastante fácil e é continuação do CHAPÉU (KABUTO). No passo 10 faz-se um pequeno corte até o lugar indicado e abre novamente o origami como mostra a figura 11, então dobrará esta parte para trás. Depois segue fazendo a pequena entrada na ponta à direita assinalada na figura 12 e na 13 com um pouco mais de cuidado dobre o rabinho fora, como indicado e resultará no tradicional peixe de origami. 
No caso para brincadeira prende-se um clips na ponta da boca e pode ser pescado com um imã na ponta de um barbante (como de fosse vara, linha e anzol). Pode tambem receber uma pequena argola de barbante grosso ou arame e ser pescado com o tal do anzol e ao invés de imã um arame que não machuque (até um clipes aberto) e ser pescado tambem. Dependendo do tamanho dos peixes atribuir-lhes um valor para ver quem consegue pescar mais. Esta brincadeira estimula motricidade desde a mais fina na confecção do origami até mais amplas na pesca propriamente dita.

Continuando a PESCARIA pode-se pescar lulas.
PESCANDO LULAS























Amplie para ver bem a numeração, pois as revistas japonesas na sua maioria se iniciam pela capa final e para origami é importante seguir os passos.
Use papel quadrado com 15 cm de lado e como encaixe para iscas no caso da foto são araminhos peludos - não encontrados nem no chines da feirinha da Liberdade  (aquele que tem os guizos citados para o fuurin). Pode usar barbante grosso, fio de lã, clips, arames maleáveis e sem riscos. Para anzol um barbante e o mesmo tipo de material citado acima.

CISNE OU PATO DESLIZANDO PELAS ÁGUAS
Pode parecer dificil, mas estes origamis - cisne e lula - foram  publicados pela revista japonesa PICCOLO (nome italiano, mas é japonesa) para educadores e que contem várias atividades para crianças em idade escolar. Não é uma revista especializada para origamistas. Dá para enfrentar o desafio.




































Use papel quadrado de 15 cm de lado.
No passo 17 abrem-se as laterais da base para se colocar o clipes. E com um bastãozinho com um imã na ponta colocado sob um papel, cartolina ou tampa de caixa vai se conduzindo "misteriosamente" o cisne. Desenhando um lago a brincadeira fica mais completa, mais autêntica e mais produzida pela própria criança.O imã pode ser destes redondos e duros que vendem baratos, sobretudo na Rua 25 de março, mas em quantidade. Pode se tentar com aquele maleáveis tambem encontrado em imãs de geladeria. Use, se tiver, de enfeites de geladeira fora de uso. Reaproveite material.

Sucesso neste passeio quase aquático!

3 comentários:

  1. Maravilhoso o seu blog! Muito legal compartilhar do seu conhecimento e dar um apoio na explicação dos diagramas... Parabéns! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir