quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DESAFIOS COMBINADOS 2




O mais próximo que pudemos chegar a um origami que possa de longe nem lembrar uma bactéria é este rakurakuminomushi. Traduzindo inseto de alguma coisa ou alguma coisa de inseto. Assim que descobrir, comunico.




 Vamos diretamente ao ponto do desafio,
pois a condução do processo
é muito semelhante ao Desafios Combinados 1.
Problema (tambem extraido dos livros POBREMAS de Pat Gwinner - Editora Vozes)
DESAFIO CENTRAL (em principio casamento da matemática com Ciências)
Shirlaine é uma bactéria. Ela foi isolada pelas companheiras porque votou contra a invasão de um organismo. Já chega a vinte e cinco mil e novecentas e vinte horas (25 920) o total de horas em que Shirlaine está presa num tubo de ensaio. De vinte e quatro em vinte e quatro horas ela recebe uma carta anônima ameaçando-a de esterilização, etc. Shirlaine está tomando setenta (70) gramas de tranquilizante por semana. Quantas cartas anônimas Shirlaine recebeu até agora? Quantos anos Shirlaine é uma bactéria isolada pelas companheiras? Quantos quilos de tranquilizante Shirlaine tomou até agora?

ASSUNTOS PREPARATÓRIOS
1-Sistema de medida de peso sendo importante destacar grama, miligrama e quilograma.

2- O que é bactéria. O que ela pode ocasionar. O que pode siginificar invasão de um organismo por bactérias. O que significa esterilizar.

3- Quem eram as companheiras de Shirlaine e porque a ameaçavam tanto? Em relação a elas, Shirlaine apresenta que traços de comportamentos? Independência, coerência, ética etc.

4- Para "simplificar" o tempo em que Shirlaine está presa no tubo de ensaio de horas para dias e meses é necessario considerar a subdivisão de tempo. Da composição de um minuto, uma hora, um dia, uma semana, em mês e ano em todas as subdivisões. Por exemplo um ano = 12 mesmes = 52 semanas = 365 dias.

5- O que é tranquilizante? Tranquilizante é um calmante para quem está com problemas nervosos. Pde ser um risco. O que é necessidade de controle médico para controle de remédios e porquê.

6- Uma carta anônima é quando ela não é assinada. O que isto implica em coragem ou numa situação negativa. Por que se deve assinar o que se faz? Escrever uma carta num modelo tradicional inclusive com envelope para a Shirlaine. Mandar um e-mail para a Shirlaine dizendo o que acha de tudo isto. Discutir todas as maneiras de se comunicar por escrito.

7- Falar sobre experiências científicas que são feitas em laboratórios. O que isto significa. Passear por algum laboratorio ou verificar através de figuras um laboratório e algumas peças que lá existem. Lançar uma pequena discussão sobre quem gostaria de ser um cientista para fazer algo diferente. O que estudaria ou criaria.

DESENVOLVIMENTO DO PROBLEMA
1- Temos que transformar o número 25 920 horas em dias, portanto dividindo-o por 24 (horas de um dia). Resultado 1080 dias. Como ela recebe uma carta por dia é o resultado tambem para o número de cartas.
2- Para sabermos quantos quilos de tranquilizante ela já tomou. Sabemos que toma 70 gramas por semana. Temos que transformar os 1080 dias em semanas dividindo-o por sete. O resultado 154,28 semanas é um resultado inexato. Mas, podemos considerar para contas o ano contendo 52 semanas que em três anos são 156 semanas.
3- Para contas estipula-se o mes com a média de 30 dias. Sabemos que são 25 920 horas que correspondem a 1 080 dias e queremos saber a quantos meses esses dias correspondem. Fazemos isto dividindo 1080 por 30 e teremos 36 meses. Seguimos dividindo por 12 e sabemos que Shirlaine está presa há 3 anos.
HÁ 3 ANOS SHIRLAINE É UMA BACTÉRIA ISOLADA PELAS COMPANHEIRAS.
4- Pelo caminho mais rápido, considerando o ano com 52 semanas vezes 3 anos correspondetes a 156 semanas e isso vezes 70 gramas, fialmente
SHIRLAINE TOMA 10 920 GRAMAS DE TRANQUILIZANTE OU 10,920 QUILOS DE TRANQUILIZANTES
Observação - Reforçar que é um resultado aproximado pelos cálculos.  O importante é o aluno saber raciocinar.
Se isto for feito em sala de aula deixar que os alunos levantem os diferentes passos da Matemática que levarão ao resultado certo. Se for adotado apenas como desafio a ser resolvido indivia]dulamente como estudo pelos alunos, claro que irão sem os resultados, mas estes podem ser oferecidos posteriormente para que os alunos se auto-corrijam (!?). É sempre muito bom o momento individual e o coletivo em seguida. Se há na escola disponibilidade de se lançarem desafios e soluções via internet, assim mesmo é bom o momento (aprendizagem-diversão) de correção e trocas de idéias.

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