terça-feira, 8 de abril de 2014

COELHOS E COMPANHIAS NA PÁSCOA DE 2014


Não temos novidade para a Páscoa de 2014, mas uma leitora nos pediu como fazer a cestinha/caixinha de postagem mais antiga e tiramos foto do que fizemos nesse ano e colocamos o que nos foi pedido.
Não foi preguiça, nem falta de ideia, mas tivemos muitos trabalhos anteriores e os origamis pasqualinos para netos aumentaram para 28, isso porque a Sofia ainda não foi para a escola. Chico, Letícia, Antonio e Malú levarão cestinhas e cenouras.
As cenouras têm seu esquema certinho já na publicação como cenoura embalagem aqui mesmo na MARIA DOBRADURA. É uma embalagem de Makoto Yamagushi que adaptamos para cenoura, simplesmente fazendo em papel laranja e colocando uma folhagem verde. Podem ser colocados de 6 a 7 ovinhos de chocolate. Por fora se decora como quiser.

VAMOS ÀS CESTINHAS 
Há lindos modelos em cestinhas de origami. Mas esse nosso modelo, tão simples, foi escolhido há alguns anos quando confeccionamos 800 delas para crianças hospitalizadas ou em instituições e eram as mais viáveis no tempo que tínhamos e não dispensávamos a presença de origamis em nossas doações.
É a caixinha mais fácil de se fazer. Ela pode ser base de caixa com tampas, pode ser cachepô. Tudo vai depender do tamanho escolhido.

O material utilizado para as cestinhas foram papeis quadrados com 21 cm de lado. Fácil conseguir, pois a folha de papel A4 tem a medida de 21 cm por 29 e alguns milímetros. Fizemos o quadrado a partir da largura do papel.
Tendo o quadrado
dobramos nas duas diagonais. Como acima.
Depois viramos o papel ao contrário.
Veja que há uma pequena marquinha no papel. Isso é no ponto de 7 cm. 
A base do papel será levada até lá.
Nessa dobra que foi feita se traz a outra borda do papel. E você o terá dobra em três.

Abra todo o papel e leve as outras bordas até os cruzamentos de diagonais e verticais opostos que formará as novas divisões por três. Bem matemático tudo isso. 21 dividido por três igual a 7!
Veja bem como o papel está dobrado geometricamente, sem sofrimento algum, só tendo usado a régua para a primeira medida. Percebendo que seja qual for a medida de seu papel a primeira medida é um terço desse total.
Como depois da primeira dobra ele foi virado ao contrário, veja como ele já se ajeita para ser montado.
Essas pontas podem ser deixadas para o lado de fora, mas pode ser que se ache mais "elegante" para o lado de dentro.
Como é cestinha tem que ter alça. Vamos ver.
Uma alça só está bom. Só tem duas tiras para explicar. Para nosso quadrado de 21 cm de lado a tira tem 15cm por 5 cm. Dobra-se no meio e leva-se as duas laterais para o centro para ficar duplo e mais firme. Então
cola-se as pontinhas entre as folhas da caixinha e se prende até secar. Tudo muito, muito rápido. Tudo muito fácil, muito fácil.
Usando papeis variados e coloridos são charmosas e coloca-se brindes ou o que se desejar. Cabem bastante ovinhos. Quem desejar pode fazer com quadrados de 15 ou 18 cm.
Vejam também a postagem de COELHOS E COMPANHIA.



Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir