sexta-feira, 4 de outubro de 2013

4 DE OUTUBRO - VERDADEIRO DIA DE SÃO FRANCISCO

Rosas para as mensagens de Francisco e
entregues em dia de Santa Terezinha
No facebook vira e mexe aparece alguém comemorando o dia de São Francisco. Está certo que todos os dias são de santos consagrados e de todos nós, nem tão santos assim.Mas 4 de outubro é o dia oficial.

Nesse ano com muito pouco tempo para realizar alguma coisa, optamos pelas rosas (que é tranquila e rápida para confeccionarmos), lembrando do fato do grande santo se atirou nu em uma roseira para dominar tentações. Mas isso foi mais uma chamada para o origami. Queríamos uma mensagem e o origami apenas seria uma ilustração. 
O texto tiramos de um livro interessante que analisando os temperamentos e preferências formadores de personalidade de Jung revela um estudo de tipos de oração para tais características. 
Colocamos uma síntese de espiritualidade de Francisco em seu temperamento Sensório-Perceptivo.
Nossa intenção foi levar essas mensagens para a primeira missa de outubro na capelinha das Irmãs Franciscanas Alcantarinas, na Rua Flórida, aqui em São Paulo. 

Rosas anexadas às mensagens como uma presilha.
Texto colocado

SÃO FRANCISCO E A ROSA
Há uma passagem da vida de São Francisco em que ele se atira numa roseira para evitar a tentação. E essa roseira floresce até hoje, séculos e séculos depois. Pode haver algo de lenda, mas nem tanto, pois essa passagem consta dos livros oficiais sobre o grande santo.
Essa é uma das maneiras impetuosas de ações de São Francisco e há outras.
ESPIRITUALIDADE AO JEITO DE SÃO FRANCISCO
São Francisco de Assis apresentou um tipo de espiritualidade caracterizada por atitudes de abertura e vontade de seguir em qualquer direção que o Espírito chama.
Ele vê o homem como um ser livre, não confinado e capaz de fazer o que seu espírito interior deseja comprometido em fazer a vontade de Deus, pois caso contrário o seu espírito livre pode levá-los para longe... no espaço.
Espiritualidade franciscana pertence àqueles homens e mulheres de ação que querem e precisam fazer algo para os outros. Atos de serviço amoroso pode ser uma forma mais eficaz de oração, ainda que muitas vezes deixemos de pensar que essa demonstração de amor fraterno é oração. Espiritualidade franciscana é muito otimista e vê a beleza, a bondade e o amor de Deus em todos os lugares.
Geralmente o espírito franciscano é misericordioso e clemente para o passado e otimista e esperançoso sobre o futuro. Seu lema é carpe diem (aproveite o dia), seguindo o ensinamento de Jesus: "Não se preocupe com o amanhã que terá seus próprios problemas. Basta a cada dia o seu problema".(Mt 06:34)
A oração franciscana faz pleno uso dos cinco sentidos e será flexível e de fluxo livre. É o que chamamos de "de oração cheia do Espírito", totalmente aberta à presença e à voz do Espírito Santo, presente em cada um de nós. Podendo ver Deus em toda a criação, as orações são capazes de fazer uma meditação fecunda sobre a beleza da flor, um prado, um lago, uma cachoeira, uma montanha, o oceano ou qualquer evento da natureza, amanheceres e entardeceres e outras tantas situações.
Uma oração franciscana tem as caraterísticas de São Francisco: a impetuosidade e a bondade.
Uma oração franciscana gosta de CELEBRAR. Celebrar a bondade, a gratidão o poder do amor de Deus.
SUGESTÕES DE ORAÇÕES AO ESTILO DE SÃO FRANCISCO
1- Dê um passeio pelos bosques ou campos ou ao longo de uma estrada (pode-se fazer isso imaginando e se chama de Viagem Fantasia) e procure por sinais do amor de Deus, beleza, poder, sabedoria, bondade, equilíbrio. Louve e agradeça a Deus por revelar-se em todos os eventos da história: em sua história pessoal, na história do mundo e na história da salvação. Pense em alguns dos mistérios da criação de Deus que não podemos compreender ou explicar - por exemplo, o problema do pecado e do mal no mundo. Tente fazer um ato de fé e confiança cega em sabedoria, poder de Deus e amar mesmo quando não podemos ver manifestações claras de sua sabedoria, poder e amor. Leia Salmo 8.
2 - Leia Daniel 3, 26 a 90. Passe o restante da meia hora para compor seu próprio cântico de louvor a Deus por todas as belezas da sua criação. Incluir as belezas do mundo interior do Espírito, de sua própria natureza, de amigos, assim como o mundo físico.
3 - Pense nas pessoas no mundo que você mais ama. Pergunte a si mesmo: Como posso ver a presença de Deus para dar tanta bondade, beleza, graça e outras coisas para essas pessoas? Passe algum tempo agradecendo a Deus pelo dom do amor com que você é capaz de amar essas pessoas e dessas pessoas serem capazes de amar você.
4 - Pense nas pessoas que você menos gosta entre todos os seus conhecidos. Tentar ver algo da bondade de Deus, o amor, a vida, a verdade, a beleza das pessoas. O que você pode fazer para promover e aumentar a presença de Deus nessas pessoas? A oração é sempre uma forma de ajudar o outro.
5 - Planeje algum tipo de celebração de gratidão pelos dons de Deus para alguma pessoa ou pessoas que você conhece particularmente. Pode ser uma festa de aniversário para um membro de sua família. Pode ser algo muito simples - por exemplo, convidar alguém para tomar um sorvete e saborear um bolo em algum momento. Certifique-se de que a celebração é centrada em torno de louvor e gratidão a Deus por suas bênçãos, sua bondade, seu amor. (Fazer isso é uma oração franciscana típica de ação).
6 - Vá para fora e olhe para duas árvores: uma que se parece com o tipo de pessoa que você gostaria de ser ou o seu objetivo na vida e a outra que expressa de alguma forma o tipo de pessoa que você vê a si mesmo agora. Decida o que você precisa fazer para mudar da maneira de agora para a maneira como você gostaria de ser ou o modo como Deus gostaria que você fosse.
7 - Louvar e agradecer a Deus por todas as boas qualidades que você encontra em si mesmo. Como você pode desenvolver mais plenamente essas qualidades.
8 - Planeje um ato de caridade para alguém em necessidade, então se esforçar para realizá-lo, seja sozinho ou com a ajuda de outros.
9 - Visite alguém doente ou velho em sua casa ou em uma casa de repouso e fala com ela sobre Deus. Antes de sair, orar com essa pessoa e pedir a Deus para abençoa-la e ajuda-la. Se você não conhece alguém doente ou idoso que vive nas proximidades, basta ir sem avisar a algum lar de idosos e pedir permissão para visitar algum paciente que raramente recebem visitantes. Talvez tenha que pedir ajuda para alguém da pastoral da Saúde ou da terceira idade.
10 - Escrever uma carta ou e-mail de consolo ou condolências a alguém que perdeu algo ou pessoa ou que sofreu uma tragédia ou que passa por momentos ruins em sua vida. Certifique-se de falar de Deus na carta e fechar com uma oração, talvez Efésios 3:14-21.
11-Reze "Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim, pois ..." e outras jaculatórias que capacitam-nos a viver constantemente na presença de Deus e ver sua mão em tudo: na natureza, nos acontecimentos da providência divina, nas outras pessoas e em nós mesmos.
12- Busque pela vida de Francisco e crie orações e ações, se puder troque suas descobertas com outras pessoas.
(retirado de PRAYER AND TEMPERAMENT – diferent prayer formas for diferente personality types – Chester P. Michael e Marie C. Norrisey- The open door,Inc)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir