sexta-feira, 13 de julho de 2012

ORIGAMI COM TIRAS DE PAPEL ou PASSA-TEMPO "OCUPACIONAL"

Continuando pensando em programar férias vem as voltas do ANTIGAMENTE. Antigamente - quando a Maria Dobradura era criança e põe antigamente nisso - apenas dispunhamos de tiras prontas de papel nas épocas de serpentinas de carnaval. Com aquelas cores horrorosas acinzentadas quer fossem rosas, verdes ou azuis.
Hoje o universo colorido é imenso. Compram-se papeis já em tirinhas para se confeccionarem estrelas, barquinhos, corações. Fazer lindos, aliás maravilhosos, trabalhos de quiling (que eu não faço) que precisam de técnica e instrumentos.
Mas quem faz origamis - tambem outros trabalhos - compra ás vezes seu papeis em tamanhoA4 ou em folha gráfica acaba ficando com sobras laterais de papeis.
Estrelas, nessas sobras, podem ser bem vindas e em tamanho diferentes.
Mas esses dois tipos de dobraduras há em muitos lugares e não teremos espaço agora.
As tais dobras com tiras de papel parecem passatempo, momento relaxante. Como eram as trancinhas que viravam sanfonas com as velhas serpentinas.
Nessa postagem os brinquedos de férias serão com tiras de papel e quase passa-tempo.


CORAÇÕES =
TIRAS COM EMOÇÃO 
Um belo modelito são os corações feitos de tiras e que podemos enfeitar mesas, colocar em pacotes. Dentro de caixas. Escrevendo mensagens, frases. Coloridos, brancos. São daquelas coisas viciantes que começamos a fazer e queremos... fazer mais!


O diagrama, nem é diagrama, de tão fácil!




TIRAS COM MOVIMENTOS -
1- CARACOL -Se tomarmos duas tiras teremos uma caracol que não anda, mas balança.
Em nosso caso usamos 15 X 3 cm. Duas tiras. A base com a cabeça apenas demos uma puxada para conseguir uma ondulação. A casa que ele carrega nas costas puxamos mais para enrola mais. Essa tira - da casa nas costas- pode ser feita com papel mais comprido. 


2- BOLAS DE TIRAS - apenas com três tiras de papel se faz uma bola. Pode decorar como quiser e ter um protótipo estilizado fácil, facílimo de um futuro kusudama! Eu acho!
Estamos pensando na época do Halloween em fazê-la cor de abóbora com um chapéu verde. deve convencer.
São três tiras e fizemos com papel com gramatura maior (120) e na primeira junção dos três utilizamos fita adesiva dupla face. Na parte superior fomos dando a forma e colando por dentro. Já fizemos melhores!
Os diagramas desses dois itens acima tirados da nossa sempre estimada revista japonesa PICCOLO é bem recente de maio de 2012.




3 - GIRA-GIRA EM QUEDA ALUCINANTE. Outro origami em tiras com movimento. Bonito, agilíssimo, colorido, bem vivo, mesmo!
Ele funciona como se fosse um objeto que vai rolando enquanto cai. Tão fácil de fazer e gostoso de se fazer vários de diferentes cores e ver o colorido agitado.


Diagrama :
Atenção, pois não será usada cola para prender as pontas elas ficam presas pelo encaixe, mas as abas abertas para possibilitar o movimento e a argola que se forma também deve ser respeitada. Há uma dinâmica (física) para que um objeto tenha esse tipo de queda. Tão fácil e tão simples.

ORIGAMI EM TIRAS PARA DECORAÇÃO
Essa idéia com certeza não é da Maria Dobradura, mas da MARIE CLAIRE IDÉES - revista francesa com excelentes propostas a que se propõe: IDÉIAS.
Se fossemos utilizar papeis novos, não tiras que já tínhamos, talvez fizessemos de outras cores, mas optamos pelo que tínhamos em maior número. Longe de estar igual ao da revista, pois é apenas uma possibilidade. Feita no espelho do lavabo com tiras de papel stardream ouro e verde da VIPPAPERS (assim como o caracol e corações com diferentes papeis de lá).
O diagrama inexiste. Apenas uma orientação.
IMPORTANTÍSSIMO
Caso haja dúvidas de que sejam ORIGAMI. Gostaríamos de lembrar que ORI = dobrar e gami pela junção, mas KAMI = papel.
Não deixamos de ORI-TÊ (dobrar mãos) e ORI-YUBI (dobrar dedos)  e tendo em mãos o preciosíssimo KAMI.