terça-feira, 26 de junho de 2012

BRINCANDO NAS FÉRIAS - SOLTANDO A IMAGINAÇÃO - ORIGAMIS QUE FALAM


Dizia minha mãe que férias não significava ficar sem fazer nada, mas fazer coisas diferentes. Continuar aprendendo, realizando, mas coisas gostosas.
Na atual preocupação com o desenvolvimento de crianças, um tanto quanto programado queremos propor atividades diferentes para famílias.
Aproveitar as férias para crescer com suas crianças e adolescentes.
E a MARIA DOBRADURA quer ressaltar que mais importante do que empanturrar as crianças de sabedorias adiantadas é necessário que sejam dadas as bases. Essas bases correspondem ao desenvolvimento da observação, percepção, imaginação, investigação, crítica, ação de mente, corpo e sentimentos. E acreditamos pia e fortemente que atributos necessários para o ser humano introduzidos desde a infância, não se deixa para a escola fazer, quem está mais perto deve estar atento e... aproveitar para crescer mais um pouco juntos. A escola fica com a parte acadêmica, mas os pais não estão livres de promover essa base estrutural de seus filhos.
Mas, não grudem nas crianças, apenas possibilitem instrumentos e gosto pelas realizações.
Aproveitemos as férias para maior intercâmbio dessa natureza com as crianças e com quem mais for.
Muitas pessoas reclamam que não são criativas - falta de imaginação.
Muitos estudantes são péssimos em redação. Profissionais péssimos em relatórios. Falta de IMAGINAÇÃO com palavras. falta de imaginação, leva à falta de gosto, de percepção e o problema circula em si mesmo e só inchando.
Muitos dizem que não sabem fazer nada... se não é preguiça, é falta de imaginação.
Então nas propostas parceladas para o mês de julho, a MARIA DOBRADURA em sua primeira postagem incentivará a 

IMAGINAÇÃO DA PALAVRA FALADA.
Pode ser ouvida, lida, escrita. Mas os origamis querem favorecer diálogos, estórias, invenção de estórias. Contação de estórias. Grandes pequenas e médias estórias. E por que não as FÁBULAS?

NOTA:- FOI MUITO INTERESSANTE quando pedimos para a Letícia tirar as fotos o interesse que ela teve pelos marionetes estilizados, inventou estórias, solicitou outros origamis em palitos ou linhas como gotas de chuva, guarda-chuva, pois afinal a raposa tinha ido na floresta visitar o guaxinim e começou a chover. 
Desembestando em sua imaginação, ela é bastante criativa, sugeriu 
que poderiam se refugiar num castelo. E por aí foi e vamos continuar inventando.
Como dizia o JULIO GOUVEIA nos anos 50 quando acabavam os capítulos de suas estórias maravilhosas na TV TUPI :...mas, quando...acabou-se a estória. Entrou por uma porta e saiu pela outra, quem quiser que conte outra!
E assim tudo continuava! Eu, por exemplo sou daquela época e até hoje continuo desse jeito.




SAPOS EM ESTÓRIAS
Há sapos que querem ir á festa no céu, mas têm a boca grande.
Há sapos que viram príncipes. Há sapos de tudo quanto é jeito. E eles falam.
ORIGAMI DE SAPOS DE FALAM - melhor, dublam, quem fala é a pessoa que os maneja.


EXPLICAÇÃO
PASSO 1 - marcar a linha central e fazer as dobras indicadas.
PASSO 2 - Virar o papel e fazer a dobra central no comprimento. Marcar 1/4 de cada lado e trazer para o centro, formando o quadrado.
PASSO 3 - Virar o origami novamente e dobrar e voltar as quatro pontas para o centro.
PASSO 4 - Puxar para a frente as dobras que estão atrás. Puxar o bico para a frente e empurrar o interior da boca para trás.
PASSO 5 - Dobrar as pontas laterais para trás e desenhar a fisionomia. 
Quando pressionar por trás as duas laterais a boca abre e fecha e os sapos podem desde dizer BOM DIA até contar várias estórias. Podem se misturar a outros bichos, também.


DEDOCHES
Outra forma de introduzir diálogos imaginativos são os dedoches.
Colocamos o diagrama básico e fazer diferentes animais fica por conta, também, da imaginação e treino de habilidade para formatar o que se quer.
Esses dedoches são do livro japonês  折り紙 ごっこ 遊び . Traduzindo, no meu entender, como origami para brincar com as mãos (aceito correções). (SHUFUNOMOTO CO. LTD. 2003 - Japan)










MARIONETE
Os hashis - palito/talher oriental - servem de suportes para vários origamis. Enquanto se conta, inventa estórias os personagens e outros elementos podem aparecer seguros movimentando-se e falantes.
Aqui colocamos um exemplo de raposa com guaxinim. Raposas adoram frequentar estórias com sua sabedoria que nem sempre dá certo.
Entre algumas
A RAPOSA E AS UVAS - fábula de Esopo
A RAPOSA E A CRIANÇA
A RAPOSA E O LOBO -fábula de LaFontaine
A RAPOSA E O CORVO - fábula de Esopo
A RAPOSA E A CEGONHA - de LaFontaine
A raposa e as uvas e várias outras fábulas podem ser conhecidas. São estórias simples e instrutivas.

(Revista japonesa PICCOLO)

Prestar atenção à sequencia dos números e das cores, pois mudam de página.

PEIXES QUE FALAM
 Eles ficam parecido com o Nemo. Com olhos colados, ainda parecem piscar, com aqueles olhar de peixe-vivo!
Pode-se aproveitar, também na imaginação pela palavra, esta em forma cantada. Aproveitar canções e inventar outras. Aqui, lembramos da música de folclore nacional COMO PODE O PEIXE-VIVO viver fora da água fria....


(livro ORIGAMI DEGO-KO ASSOBI- ISBN4-07-240477)

INDICAÇÕES PRECIOSAS- Boas leituras são necessárias para quem lida com crianças, com profissões e seja o que for. Há muitos livros de literatura infanto-juvenil muito interessantes. Particularmente compro até hoje.
1-TATIANA BELINKI que com seus 90 anos ainda produz livros espetaculares é viúva de Julio Gouveia e trabalhou com ele nesse projeto que levou tantas pessoas ao gosto pela leitura. Ainda tenho os livro ANGELIKAS, PEQUENO LORD, POLIANA  e tantos outros. Sempre há livros novos da Tatiana sendo lançados.
2- Um livro que pode ajudar muito em saber o que desperta o gosto de leitura e trabalhar com a parte verbal criativa é GRAMÁTICA DA FANTASIA de Gianni Rodari e editado pela SUMMUS Editorial. Usamos muito esse livro quer em trabalhos com professores como em trabalhos clínicos de psicologia.
Seguem-se nessa proposta da MARIA DOBRADURA.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

ORIGAMIS DO ANTONIO JOSÉ

O ANTONIO JOSÉ nasceu!
E aí está ele com 6 horas de existência para quem nasceu no dia 12/06/12.
Ele, que provavelmente terá o apelido de TOM, trouxe uns origamis com ele.
Começou com o enfeite da porta do quarto da maternidade.
Vários bichinhos bebês, todos de fraldas.




O banner num tipo de nylon azul, com um belo pendurador, originalmente tem uma face previamente manufaturada. Bastante interessante para ser utilizado tal como é vendido pela RICA FESTA. http://www.ricafesta.com.br/
Achamos esse banner excelente pela apresentação diferente, descontraída e alegre. Mas neto da Maria Dobradura tinha que ter origamis, como já tiveram o Chico e a Letícia em suas entradas no mundo. Depois de fazer algo que ficou meio empetecado na decoração original optamos por fazer na face contrária e modéstia à parte, também ficou muito bom.
Todos os bichinhos já foram colocados anteriormente no blog, mas vamos procurar para ter certeza. O patinho tem diagrama no ORIGAMI CLUB.
As fraldas ajeitamos como deu o triângulo visto que alguns têm rabo maior ou menor.
As estrelas carregam a faixa da data de nascimento. O bebê trazido pelo tsuru (bate-asas) tiramos da internet e ampliamos.


LEMBRANCINHAS


As LEMBRANCINHAS tiramos ideia da Tati Yumi
http://tatiyumi.blogspot.com.br/ que fez a casinha para seu sobrinho com um pequeno kusudama dentro.
Nosso kusudama encontra-se no link abaixo da própria Maria Dobradura. Fizemos o de seis peças com papeis de 7,5 cm de lado.
Os papeis utilizados foram listrado em azul perolado da DIAMONDS PAPER e o dourado da VIP PAPERS.
http://mariadobradura.blogspot.com.br/search?q=bolas+de+natal+kusudama+para+natal

A casinha de autoria do MAKOTO YAMAGUSHI pode ser vista no video abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=iuno-IkLJjY





Optamos por pendurar em cada kusudama um bonequinho lindo, feito pela KAWAII BISCUIT. 
A Rosa é uma artista e tanto e uma pessoa maravilhosa que entende o que queremos.
http://kawaiibiscuit.blogspot.com.br/


Os papeis são da DIAMOND PAPERS. Casinha com papeis de 15 cm de lado e kusudama com 7,5 cm de lado.
Informamos que para as laterais da casa fizemos com papel de 7,5 x 15 e apenas dobramos no sentido do comprimento e depois marcamos 1/4 de cada lado para coincidir com a quina da parede da casinha


QUARTO DO ANTONIO JOSÉ
No quarto do Antonio não tem origamis... ainda! Mas as criações do Claudio Vasconcelos estão lindas.

O Claudio mesmo confeccionou as ovelhas que circundam o quarto e o interessante quadro de Santo Antonio é de autoria dos artistas brasileiros Eduardo ou Renato do CIMENTO BENTO http://ocimentobento.blogspot.com.br/. Seus trabalhos em cimento também são diferentes, bonitos e deixa quem os vê... feliz, pela alegria que transmitem. Eles vivem entre São Paulo - Brasil e Espanha ou Portugal e seria muito saber exatamente onde e quando estão. A casa da MARIA DOBRADURA e familiares são recheadas com essas obras.
Ao ANTONIO JOSÉ tudo de bom, colorido e origamístico!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

ORIGAMI DIA DOS NAMORADOS, NOSSO - NADA A VER - VALENTINE'S DAY


O Valentine's Day parece ter uma inspiração na data de São Valentim que, parece, realizou casamentos à revelia do Imperador Claudius que queria mais soldados para as lutas e menos casados para não irem às lutas, ou ainda, porque juntou-se a data da morte de São Valentim, com uma festa pagã em homenagem à deusa Juno e a outra festa - LUPERCALIA - que celebrava o amor e a juventude. A deusa Juno era a deusa das mulheres e do casamento e seu dia era 14 de fevereiro e a Lupercália era no dia 15 de fevereiro e nessa festa eram sorteados os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos durante uma ano, sendo que muitas vezes esses casais apaixonavam-se e casavam.
Assim, a Igreja Católica, parece ter decidido celebrar a ocasião como uma forma de cristianizar as celebrações pagãs da deusa Juno e da Lupercalia.  
Juntou-se tudo e São Valentim se tornou o protetor dos namorados, assim como também é protetor dos apicultores e contra a Peste!
No Brasil nada tão ancestral como festas pagãs romanas, nem religiosas em homenagem a santos. Apenas uma ocorrência para desencadear comércio em mês que era fraco de vendas. Um outro tipo de peste interesseira, mas até romântica. Ah e muito sofrida também por aqueles, especialmente aquelas, que ficam sem saber se ganharão presentes ou não. Alguns até optando por um pequeno mimo guardado em bolsos e bolsas em que: - caso ganho... retribuo!
E os adolescentes no dia seguinte? Como encarar os sortudos, sem esquecer que podem ter mentirosos contadores de papo, também. É um momento que pode ser legal, mas também pode ser de OH, VIDA CRUEL!
Mas a Maria Dobradura é psicóloga noutros horários e aqui ela apenas resolveu sugerir alguns casais de origamis que podem participar de pacotes de presentes. E mais um pacotinho e até um... VALE PRESENTE.
Adapte a sacolas, a pacotes, a caixas e caixinhas.




CASAL PORQUINHO - principalmente para aqueles que estão juntando dinheiro para se tornar uma casal ainda mais que namorados.
Ao fundo as gotinhas de chuva de São Paulo - chove a 4 dias. Está lindo!






CASAL DE URSOS - dupla para se aquecer em todos os invernos. - Hoje está muito frio aqui em São Paulo, com direito a chuva e tudo.


CASAL DE SAPOS - aguardando ardentemente virarem príncipes.

CASAL DE ELEFANTINHOS - para não esquecer que amor quer fidelidade, solidez, confiabilidade.
Se der tempo procuraremos mais casais enamorados. 



Dos casais colocaremos os diagramas do porquinho e do sapo. Dos outros há mais bonitinhos em vários lugares, até aqui no blog.


DIAGRAMA DO PORQUINHO
O focinho é feito em papel 1/3 menor que a cabeça.
Na sacolinha utilizamos 15 cm de lado e para o focinho 5 cm de lado.
Fica interessante colar o focinho em cor diferente.
Perceba que no passo 1 do focinho o papel para as dobras maiores é dividido em 3 partes iguais.


DIAGRAMA DO SAPO
O passo 1 da cabeça do SAPO corresponde do 1 ao 4 do PORQUINHO.
O passo 1 do corpo do sapo também corresponde do passo 1 ao 4 do porquinho e já acrescentam-se novas dobras.

Esses diagramas são de autoria de HYE-KYUNG LEE e tirados do livro de origami ORIGAMI O TANOSHIMU - printed in Japan 69670-86 IN 30/04/2008

VALE-PRESENTE
O origami de PACOTE foi tirado do livro KODOMO ORIGAMI ASSOBI - printed in Japan 69674-22 in 30/05/2010
Os dois livros adquiridos na Livraria Sol - SP.

Ao diagrama do PACOTE


Bem simples, sem segredos. Em nosso caso sobrepusemos   papel colorido com outro dourado. utilizamos papeis com 15 cm de lado. O papel branco é evenglow de 180 gr - bons para cartões. O envelope é em malmero vermelho. Esses dois são da VIP PAPERS.



CAIXA ORNAMENTADA
O bom de ornamentar caixas é utilizar o que se tem à mão e transformar.
Maria Dobradura quando resolve fazer alguma coisa, não consegue esperar e a caixa que dispunha era essa bem coringa que embora pareça algo da Minnie, pode se adaptar a outras coisas. As flores já colocamos os diagramas em outras vezes.
Outro caso bom da caixa é poder fixar o arranjo com arame ou algo no gênero. Fizemos um pequeno orifício na tampa, passamos um arame no arranjo e por dentro da tampa arrematamos com um adesivo.
Tentaremos colocar orelhas de Minnie e laço numa futura postagem.
A propósito a caixa é montável e vende em pacotes com várias iguais na RICA FESTA.

terça-feira, 5 de junho de 2012

FESTA JUNINA LETÍCIA 2012 - ORIGAMIS EM FESTA




Bela festa! Tudo agradável! crianças lindas!
Nosso caso são os origamis e lá vão.
O chapéu da Letícia customizado e com origamis, modéstia à parte, ficou lindo.
Pintamos com tinta de artesanato acetinada misturando dois tons de verde.
As flores tiramos do site http://k.daum.net/qna/view.html?qid=4eSLQ
Essas flores fazem um efeito forte, marcam presença, foram feitas com 7,5 cm de lado.
O papel japonês TANTO é da Livraria Sol. Esses papeis têm cores ótimas.
Na beirada do chapéu colocamos um viés de tecido comprado em loja de armarinhos (Bazar Ana Maria).
Ao lado do chapéu colocamos corações de origami em papeis listados perolados da Diamond Paper.
Os corações feitos com limpadores de cachimbo, para dar o toque de movimento.
Por escolha da Letícia os bichinhos escolhidos foram duas joaninhas.
Segue o diagrama retirado do livro KODOMO NO ORIGAMI ASOBI - ISBN978-4-8347-3022-7. Adquirido na LIVRARIA SOL
www.livrariasol.com.br

DIAGRAMA DE JOANINHA
Sem segredos e em nosso caso fizemos em papel de duas cores - vermelho e preto -de 7,5cm de lado. É de uma caixa plástica com
Papel para origami AT11Y1 dualside liso 15X15CM - 500 FOLHAS
Citamos porque são têm ótimas duplas de cores e se aproveita muito!
Papeis da http://www.ganapresentes.com.br/

VESTIDO CUSTOMIZADO
O vestido de Letícia foi customizado, reciclado,m reaproveitado ou o que quiserem como definição.
Basicamente em branco com barrado e debruado em rosa recebeu flores recortadas em tecidos variados, colados em tela adesiva dupla face para tecidos e coladas com ferro de passar.
Para aqueles vestidos usados apenas uma vez é boa idéia e ainda dá tempo para as festas desse ano.
Cinto de fita colocado na ultima hora dentro do que se achou bonito.
Esperando a hora de ir para a festa
Um outro modelo de chapéu que, frustrado na primeira versão, foi "consertado" como deu com origamis que já estavam aqui.







Os corações são conhecidos em papel dourado, as flores de pertences antigos são simples. As rosas são de diagrama muito extenso, mas enviamos através de e-mail.

DIAGRAMA DA ABELHA

Página da REVISTA PICCOLO, japonesa e sempre adquirida na Livraria Sol.
No caso do chapéu rosa utilizamos papel com 7,5 cm de lado. A parte listrada fizemos com papel marrom e dourado.
Em outra ocasião fizemos com crianças esses enfeites de vaso, como sugeridos na revista. Efeito muito bom.

SACOLINHA
Na postagem passada colocamos a sacolinha que a escola pediu que confeccionassem em família e agora a mostramos presente na festa ao lado de outras. Tinham obras bem interessantes, bonitas e criativas.

Parabéns para a Cida Afonso e a Mônica da CRIEM com a festa tão gostosa, bonita e agradável e com belo tema COM UM OLHAR PARA O MEIO AMBIENTE.
Falando nisso, uma aluna não deixou de catar as latinhas para o concurso e chamou a atenção pela delicadeza em não perturbar ninguém, esperar quando percebesse que já poderia pegar. Discreta e entusiasmada.