sábado, 31 de março de 2012

ORIGAMI DE PÁSCOA DA OFICINA DA MARIA DOBRADURINHA




No dia 30 à tarde, Letícia MARIA DOBRADURINHA reuniu alguns amigos na casa da Maria Dobradura numa festa para o coelho. Qualquer coelho, já que todos estão empenhadíssimos em seus trabalhos de Páscoa. Lá pelas tantas foram fazer um crachá de coelho - diferente da última postagem - bem fácil e rápido de aprender - tanto que fizeram vários.

Foi uma reunião muito boa e divertida com a participação dessa turma especial: AMANDA, ANNINHA, BEATRIZ, LETÍCIA, LUCAS, MATEUS, TALY.
Infelizmente não puderam vir as sempre presentes BELA, BIANCA, CHIARA, pois aconteceu um problema de saúde com um coleguinha de classe e elas meio que ficaram, ligeiramente, isoladas. Foi pena, mas na próxima estarão com suas simpatias e alegrias. 
As crianças penduraram no pescoço seus coelhos feitos por elas mesmas. A Amanda e a Beatriz quiseram fazer buracos nos olhos para servir, também de máscara.
Cada um desenhou como quis. Escolheu a cor da fita e na hora de irem embora colocaram biscoito decorado de Páscoa na "bolsinha" que se forma na frente entre a orelha e a cara.





ESQUEMA DO COELHO DA REVISTA JAPONESA PICCOLO

Fizemos com papel colorset gramatura 120 com 30,5 cm de lado.
O importante é colar a parte de trás para não ficar abrindo e servir como "bolsinha". Pela pressa das crianças, fita crepe foi o melhor.
É bem simples e a turminha aqui, com 5 e 6 anos tirou de letraÉ tão fácil esse coelho que deveria ser obrigatório sua confecção nas escolas!!!
OBS 1 - Na mesa há um enfeite com alegres e lindos coelhinhos bem coloridos que a Taly ofereceu para cada amiguinho. Também é uma ótima idéia para se fazer com crianças. Copinho de plástico ou isopor, laço de fita, papeis coloridos para o rosto e orelhas, palitos para dar a altura, canetas para desenhar, etiquetas para recados e ofertas e dentro os ovinhos para presentear e se deliciar. Cutuque novamente na segunda foto. 
OBS 2 - Não colocamos todas as fotos, pois não solicitamos autorização dos pais para postar no blog, mas elas são lindas com e sem coelhos! São alegres, divertidas, animadas e amigas!



quinta-feira, 15 de março de 2012

ORIGAMIS DE FESTA DE PÁSCOA DE COELHOS

Os coelhos da Letícia ou Tixa ou Maria Dobradurinha resolveram fazer uma festa pré-páscoa, visto que nos próximos dias eles estarão atarefados com as festas de crianças do mundo todo e não terão tempo de festejar.
Eles estavam com pressa de fazer essa festa para que, se alguém desejar, possa fazer origamis para suas festas.
Eles começaram com um palito-enfeite para cupcake ou sanduíches ou salgadinhos ou docinhos. Papeis com 7,5 cm de lado. Muito fácil de serem feitos, a Maria Dobradurinha tira de letra.
ESQUEMA DOS PALITOS ENFEITES





Coloridos com palitos colocados por dentro fazem efeito bonito.
Esse origami é de uma revista japonesa que na dificuldade de colocar a fonte coloco um código ISBN978-86322-280-9 comprada na livraria SOL em São Paulo. O título traduzindo livremente seriam ORIGAMIS PARA 12 MESES DO ANO.


Na FESTA DOS COELHOS também tinham coelhinhos que podem ou não carregar ovinhos.


Esses coelhos, bastante simples, são de um livro que pelo menos traz um nome em nosso alfabeto UNOSODO. Acredito que o autor dos origamis seja NOBUKO NAZAKAWA. E algo diz que foi publicado em maio de 2010, lá no Japão e se aquele código lá de cima é válido esse livros também tem um ISBN978-4-7538-1293-6. Também comprado na Livraria SOL.
ESQUEMA DESSE COELHINHO que não fossem as orelhas seriam confundidos com ratinhos.
A cópia não está muito boa, mas é bem fácil e para o caso de ser usado como porta-ovinhos demos uma ligeira colada na cabeça. O papel em que foi feito é de 15 cm de lado.

COELHO ALTIVO
Na mesma foto acima tem três coelhos que por mais que nos esforçássemos não abaixaram "a crista". Olhando com olhar de superioridade. Mas são bonitos e fizeram parte da FESTA DOS COELHOS e segue o esquema.
Feito com papel de 15 cm de lado parte do princípio do Tsuru.
Fácil de fazer.
Este esquema foi tirado de um livro cujo autor é KAZUO KOBAYAHI. A editora é PHPinterface. Se aquele número é válido como código - a Livraria Sol o indica - é ISBN4-569-63550-4

Na festa, por causa da Letícia que adora esses biscoitos de mel, comprados na Zezé - Villa's Cabeleireiro - os coelhos colocaram num pote e colaram um origami no vidro.

Esse coelho foi montado tirando a cabeça de uma figura de amiguinha da Hello Kitty e o corpo de um ursinho. Ambos do mesmo livro e de autoria de ERIKO TERANISHI. Lá vai o número ISBN 978-4-387-10031-7.
ESQUEMAS
 CABEÇA

A cabeça foi feita com papel com 15 cm de lado e o corpo com 12 cm.
CORPO
Só do passo 11 ao 16. Se quiserem toda a cabeça do ursinho escrevam.

QUASE NO FINAL DA FESTA

Nessa hora, o Golias do AMIGÃOZÃO que rodeava por lá, atrás de biscoitos, conseguiu achar um crachá que só coube na cabeça, claro, mas que ele achava que dava para entrar na festa. Coisa facílima, pois os coelhos são criaturas gentis, dóceis, meio tímidos, mas de ótima convivência e bastava pedir. Em todo caso o Golias trouxe o esquema do "crachá".

ESQUEMA DO "CRACHÁ" que faremos para presentear nossas mais de 600 crianças de hospitais e instituições nessa Páscoa.

Dentro cabem umas moedinhas de chocolate ou ovinhos bem pequenos.


Quando chega no passo 9 há duas opções de continuidade. Acima o trabalho é encaixado atrás e dispensa colas ou fitas adesivas. No de baixo há essa exigência. Fomos pelo caminho sem cola.
Esse livro de origami é de autoria de ISAMU ASAHI o livro na escrita românica livre é KODOMO NO ORIGAMI KIYOSHITSU. E lá vai o número ISBN978-4-8347-3094-4 printed in Japan em setembro de 2010.


A Festa foi boa e eles não param de comentar sobre o assunto. Eles estão planejando repetir perto da Páscoa quando a Letícia convidar as amiguinhas para a FESTA DO COELHO na casa da avó dela, não dos coelhos!  


Nota
Os enfeites de porta-ovos ou porta-cupcakes e as forminhas com pernas e sapatos são da BARRA DOCE.