terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ORIGAMI DE SÃO JOSÉ


Dona Leonor Zakzuk Teixeira no final do ano passado falou em fazer algo para São José.
Dona Leonor é uma pessoa incrível, incansável nas boas obras, nos atendimentos e quem não a conhece deveria procurar por isso.
Ministra da Eucaristia na Paróquia São José do Ipiranga, onde a Maria Dobradura, melhor a Maria Lúcia foi batizada e cresceu enquanto morava por lá. 
Para nós, de minha família, São José é tão importante que meu filho é Paulo José, meu neto o Francisco José e, provavelmente, o que nasce em junho será Antonio José.
Mas voltando a Dona Leonor, que é mãe da Silmara que junto comigo formamos a dupla do SEBO SOLIDÁRIO. Dona Leonor coordena o trabalho das FORMIGUINHAS DE SÃO JOSÉ que se reúnem uma vez por semana para fazerem vários tipos de trabalhos e atender ao trabalho da paróquia.
Os cartões (papel METAL COLOR GOLD - VIP Papers) que fizemos serão vendido na feirinha montada  para a FESTA DE SÃO JOSÉ que acontece todos os anos no dia 19 de março ao redor da igreja. Quem desejar passar por lá fica na Rua Brigadeiro Jordão, 560 - bairro do Ipiranga em São Paulo - capital.
Caso alguem deseje participar de missas ou qualquer outra coisa aí vai o endereço http://www.paroquiasjdoipiranga.com.br/
Bom, pensando no que fazer optamos por um cartão que contenha origamis e oração. Vamos lá


Confeccionamos cartões de folha dobrada, fechado com 9,5cm de lado. Na parte frontal colocamos flores-lírios de São José. Na segunda página um trecho de canção e pequena oração (variam). Na terceira página ele, o São José com o menino Jesus e outro pequeno lírio. É para lembrar mesmo quem foi um dos colos de Jesus. E Ele empresta se quisermos, precisarmos desse aconchego paterno.

ESQUEMA DA FLOR E FOLHA.

As flores foram feitas com papeis da DIAMOND PAPER (esses comprei na Livraria Sol na Liberdade http://www.livrariasol.com.br/).
As folhas foram feitas com o CURIOUS BOTHANIC da VIP PAPERS http://vippapers.com.br/ e os tamanhos em média 3cm de lado).
A haste é um araminho muito fino. O miolo são sobrinhas de papeis dourados (CURIOUS SUPERGOLD da VIP PAPERS)

ESQUEMA DO SÃO JOSÉ.
CABEÇA-
Os papeis das cabeças de São José e do Menino Jesus são da GANA PRESENTES ou ORIGAMI COREANO http://www.ganapresentes.com.br/. Lá tem vários conjuntos de papeis com essa dupla cor marrom e pele (modernamente nude).
Em especial são de uma caixa plástica com 500 papeis de várias cores da Yong Ie Nara. (caixa ÓTIMA!)

AS MEDIDAS ESTÃO NO ESQUEMA.
- PASSO 1 - dobrar ao meio na diagonal. Marcar a linha central e dobrar.
- PASSO 2 - fazer nova dobra ao meio.
- PASSO 3 - Dobrar as laterais inferiores para formar a barba.
- PASSO 4 - Dobras as laterais para formar o cabelo.
- PASSO 5 - Dobrar a parte inferior se quiser nesse estilo "cortado".

ESQUEMA DO CORPO OU MANTO

Os papeis do manto e mangas são japoneses TANT da Toyo (Livraria SOL)
Ao final colamos uma tirinha do papel cor da pele para formar o pescoço.

ESQUEMAS PARA O MENINO JESUS

As medidas estão no esquemo CURIOUS.
O papel do mantinho dos japoneses da Toyo.
As auréolas cortadas com cortadores são CURIOUS SUPERGOLD.

Na VIPPAPERS eles têm envelopes de todos os tipos, tamanhos e cores, inclusive o de 10 cm de lado.

NOTA IMPORTANTE - Todos os origamis são facílimos e os papeis podem ser  aqueles de que se dispõem.
As peças são miúdas e há detalhes, mas o importante que gostariamos de acrescentar é que a cada um que fizemos parecia que era uma forma de oração. Espero que, esses cartões, beneficiem a todos e que a presença de São José na vida dessas pessoas seja bem marcante.



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MARIA DOBRADURINHA EM AÇÃO


Maria Dobradurinha tem 5 anos. Seu nome Letícia ou Tixa.
Ontem, depois da escola, ela e suas colegas foram para sua casa e depois vieram para a casa da maria Dobradura, sua avó.
Depois que suas coleguinhas forma embora, tomou seu banho e enquanto aguardava pelo jantar pegou papeis, dobrou e inventou. Ela é extremamente rápida nas suas produções.
Com a mesma dobra, muito fácil, criou dois modelos. 
Um cachorro e uma flor. Uma é essa e a outra que ela deu para sua mãe, levou para casa, escreveu um bilhete dentro da flor.
Ela fez sozinha e disse que depois vai "inventar" outras figuras para esse formato.


Essas fotos não estão muito boas, mas estou providenciando de flores abertas e fechadas e aguardando as novas invenções.
Fica a dica para crianças pequenas.