sexta-feira, 8 de junho de 2012

ORIGAMI DIA DOS NAMORADOS, NOSSO - NADA A VER - VALENTINE'S DAY


O Valentine's Day parece ter uma inspiração na data de São Valentim que, parece, realizou casamentos à revelia do Imperador Claudius que queria mais soldados para as lutas e menos casados para não irem às lutas, ou ainda, porque juntou-se a data da morte de São Valentim, com uma festa pagã em homenagem à deusa Juno e a outra festa - LUPERCALIA - que celebrava o amor e a juventude. A deusa Juno era a deusa das mulheres e do casamento e seu dia era 14 de fevereiro e a Lupercália era no dia 15 de fevereiro e nessa festa eram sorteados os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos durante uma ano, sendo que muitas vezes esses casais apaixonavam-se e casavam.
Assim, a Igreja Católica, parece ter decidido celebrar a ocasião como uma forma de cristianizar as celebrações pagãs da deusa Juno e da Lupercalia.  
Juntou-se tudo e São Valentim se tornou o protetor dos namorados, assim como também é protetor dos apicultores e contra a Peste!
No Brasil nada tão ancestral como festas pagãs romanas, nem religiosas em homenagem a santos. Apenas uma ocorrência para desencadear comércio em mês que era fraco de vendas. Um outro tipo de peste interesseira, mas até romântica. Ah e muito sofrida também por aqueles, especialmente aquelas, que ficam sem saber se ganharão presentes ou não. Alguns até optando por um pequeno mimo guardado em bolsos e bolsas em que: - caso ganho... retribuo!
E os adolescentes no dia seguinte? Como encarar os sortudos, sem esquecer que podem ter mentirosos contadores de papo, também. É um momento que pode ser legal, mas também pode ser de OH, VIDA CRUEL!
Mas a Maria Dobradura é psicóloga noutros horários e aqui ela apenas resolveu sugerir alguns casais de origamis que podem participar de pacotes de presentes. E mais um pacotinho e até um... VALE PRESENTE.
Adapte a sacolas, a pacotes, a caixas e caixinhas.




CASAL PORQUINHO - principalmente para aqueles que estão juntando dinheiro para se tornar uma casal ainda mais que namorados.
Ao fundo as gotinhas de chuva de São Paulo - chove a 4 dias. Está lindo!




CASAL DE URSOS - dupla para se aquecer em todos os invernos. - Hoje está muito frio aqui em São Paulo, com direito a chuva e tudo.


CASAL DE SAPOS - aguardando ardentemente virarem príncipes.

CASAL DE ELEFANTINHOS - para não esquecer que amor quer fidelidade, solidez, confiabilidade.
Se der tempo procuraremos mais casais enamorados. 


Dos casais colocaremos os diagramas do porquinho e do sapo. Dos outros há mais bonitinhos em vários lugares, até aqui no blog.

DIAGRAMA DO PORQUINHO
O focinho é feito em papel 1/3 menor que a cabeça.
Na sacolinha utilizamos 15 cm de lado e para o focinho 5 cm de lado.
Fica interessante colar o focinho em cor diferente.
Perceba que no passo 1 do focinho o papel para as dobras maiores é dividido em 3 partes iguais.

DIAGRAMA DO SAPO
O passo 1 da cabeça do SAPO corresponde do 1 ao 4 do PORQUINHO.
O passo 1 do corpo do sapo também corresponde do passo 1 ao 4 do porquinho e já acrescentam-se novas dobras.

Esses diagramas são de autoria de HYE-KYUNG LEE e tirados do livro de origami ORIGAMI O TANOSHIMU - printed in Japan 69670-86 IN 30/04/2008

VALE-PRESENTE
O origami de PACOTE foi tirado do livro KODOMO ORIGAMI ASSOBI - printed in Japan 69674-22 in 30/05/2010
Os dois livros adquiridos na Livraria Sol - SP.

Ao diagrama do PACOTE


Bem simples, sem segredos. Em nosso caso sobrepusemos   papel colorido com outro dourado. utilizamos papeis com 15 cm de lado. O papel branco é evenglow de 180 gr - bons para cartões. O envelope é em malmero vermelho. Esses dois são da VIP PAPERS.



CAIXA ORNAMENTADA
O bom de ornamentar caixas é utilizar o que se tem à mão e transformar.
Maria Dobradura quando resolve fazer alguma coisa, não consegue esperar e a caixa que dispunha era essa bem coringa que embora pareça algo da Minnie, pode se adaptar a outras coisas. As flores já colocamos os diagramas em outras vezes.
Outro caso bom da caixa é poder fixar o arranjo com arame ou algo no gênero. Fizemos um pequeno orifício na tampa, passamos um arame no arranjo e por dentro da tampa arrematamos com um adesivo.
Tentaremos colocar orelhas de Minnie e laço numa futura postagem.
A propósito a caixa é montável e vende em pacotes com várias iguais na RICA FESTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário