quinta-feira, 24 de maio de 2012

LARGADA PARA AS FESTAS JUNINAS DE 2012

Reparamos que as postagens sobre festa juninas passadas têm recebido bastante acessos nesse mês de maio de 2012. 
Na escola da Letícia - a cada ano pedem para cada criança e/ou sua família confeccionarem algo que será utilizado nos enfeites pendurados durante a festa. Neste ano enviaram, como base, uma sacolinha de papel kraft. Para quem vive fazendo sacolinhas nas semanas das crianças, a MARIA DOBRADURA adorou!
A festa da Escola CRIEM tem como tema REVIVENDO AS TRADIÇÕES JUNINAS COM UM OLHAR PARA O MEIO AMBIENTE.
Nosso trabalho resultou em duas faces da sacola.
Primeira face-

E segunda face - antes de ser completada com mais um ítem da Letícia.
Segunda face - como sere exposta com o passarinho comedor de milho.



Descrevendo o primeiro quadro.
1 - Fizemos a barraquinha utilizando parte de um diagrama retirado de muito tempo atrás de uma revista japonesa específica ORIGAMI. Fica o esquema que é um tipo de cartão de votos para Ano Novo de autoria de Tomoko Tanaka.
Fomos até o passo 13, dobrando as laterais para trás e descendo a parte colorida para termos como fundo o branco. O papel utilizado listrado é da Diamond Papers.
NOTA - Mas poderíamos ter utilizado para a barraca o diagrama da CASA DE PASSARINHO - de um livro com origamis da REVISTA PICCOLO que postamos em 29 de abril de 2011

O que utilizamos  é do esquema abaixo



2- Na base da barraca colamos um retângulo de papel para dar a impressão de balcão.

3- Os milhos verdes, que explicamos para a Letícia de onde vinha a pipoca, de onde vinha o milho etc. também já postamos o diagrama no ano passado quando o utilizamos como crachá na tarde junina da turminha.

4- A NOVIDADE desta postagem fica por conta do origami da PIPOCA!
Esse buscamos e encontramos em vídeo no ORIGAMISPIRIT, com o link abaixo.
Fizemos com papel MALMERO branco - gramatura 120 - na medida sugerida de 2,5 X 5 cm. A pipoca rosa é um papel antigo vegetal tingido com anilina de culinária.

5- Apenas uma estrela é de origami e seu diagrama também já andou por aqui.

6 - Ah! A TIXA - LETÍCIA atrás do balcão é uma produção de 2006 - para as caixinhas que foram feitas de lembrança para seu nascimento.
Quando se fala em reciclagem se pensa em lixo, mas antes deve-se pensar em reaproveitamento que ainda trazem e remarcam boas lembranças.

O segundo lado foi construção da Letícia.
Aproveitada a menina de outros trabalhos, milhos feitos com a sua assistência e ajuda. Ela dispôs a colagem. 
NOTA - A Letícia gosta de inventar coisas, de todos os tipos. De vez em quando algo com origami. Baseando-se no "seu" diagrama de cachorro tinha dois papeis dupla face amarelo/vermelho e no domingo fez um pássaro.
Hoje, na historia do milho ficou sabendo que aves gostam de milho e fez outro passarinho que colou no seu trabalho.
Mas ainda não falei para ela que "Passarinho come milho e papagaio leva a fama!" Ou é o contrário?

Mas, na onda dos reciclados o vestido da Letícia desse ano será customizado. 
O vestido da formatura do ano passado, sujeito a único uso está sendo customizado. Depois da festa postaremos o resultado.
Mas vem mais coisas ainda!

2 comentários:

  1. Olá, amiga dobradura! Amei seus ultimos post, que pena, que não os vi antes para por em pratica no chá de minha afilhada, o barnela. Amei tudo. Vou salvar alguns diagramas para a oficina de sabado - Superação II, que ocorrerá na escola onde trabalho. Gostaram da 1ª, que vou repetir a dose. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, amiga! Euzinha aqui de volta. Queria ver se voce pode enviar para meu e-mail até 5ªfeira a noite. Como se dobra a sacolinha, pq gostaria de ensinar ou até mesmo passar a noite dobrando elas para as crianças que participarem da oficina, colarem seus origamis e levarem os maiores dentro delas. Uma ideia que tive e ensiná-lo a dobrar o carrossel e o pião. Estes tenho o diagrama e já fiz copias. Obrigada por me ajudar. Bjos.
    necamarques@ibest.com.br

    ResponderExcluir