terça-feira, 29 de novembro de 2011

FESTA DO CHICO JOSÉ 2011 OU FESTA DO MARIO BROS.


Sábado (26/11) foi a festa do Chico. Seis anos e uma paixão pelo Mario Bros.
Há algum tempo atrás sou capaz de jurar que eu tinha um origami do Mario numa revista japonesa. Mas não achei.
Como origami é presença obrigatória resolvemos adaptar um monstrinho ONI, já postado, e adaptá-lo para ser GOOMBA.
O TOAD também adaptamos um diagrama de cogumelo para torná-lo mais redondinhos. Foram utilizados no convite, nos móbiles e no painel.


CONVITE
1- Envelope A4 colorset, vermelho PekiN - Vippapers.




2- Convite/quadrinho (reparem nos ilhoses e cordão para pendurar)


3- O convite continha truques/surpresas, sendo necessário abrir janelinhas, puxar coisas escondidas.


CHAPÉUS
Os meninos receberam um chapéu feito de E.V.A, caprichadamente pelo Claudio Vasconcelos.
As meninas uma grande estrela de origami (21cm de lado) e na ponta foi colocado um arame (cleaner pipe) com um guizo na ponta, para ter movimento e som. O aro também era E.V.A azul com estrelas.
Os bigodes que todos usaram foram comprados na FESTIMANIA
http://www.festimania.com.br/


NOTA: agradeço o agradecimento da FESTAEXPRESS.
http://www.festaexpress.com, pois sempre compro várias coisas lá, mas exatamente os bigodes e os canudos de refrigerante são da FESTIMANIA. Consultem as duas!







MODELITO DO GOOMBA
Iniciando com o diagrama de um dos ONIs já postado, mas colocamos novamente.



Instruções                                      
Siga o diagrama do ONI até o PASSO 8 em seguida pule para a folha anexa que indicará como fazer os passos 9 e 10.


MODELITO DO TOAD - COGUMELO




Instruções
Faça até o passo 6 do diagrama principal.
O passo 7 e 8 siga pelo diagrama acoplado, para que o cogumelo fique mais gordinho e cabeçudo como do MARIO BROS.


CENTRO DE MESA
Sendo o Mário um encanador (bombeiro em alguns lugares) resolvemos colocar como centro de mesa um cano com cotovelo. Dentro colocamos argila e canudos dobráveis coloridos. O mais comprido que encontramos foi na FESTIMANIA. Alguns cortamos e outros deixamos do mesmo tamanho.
Foram colocadas estrelas, aviõezinhos, marshmallows branco e coloridos (simulando forçosamente nuvens). Tudo isso suportados por arames. Menos os aviões que foram encaixado sobre o canudo cortado na ponta.



MÓBILE
Composto por fio de nylon, garrinhas, estrala, Goomba, Doat, cartão de agradecimento e guizo.

PAINEL
Um costume que adquirimos é nos aniversários das CRIANÇAS - MARIA DOBRADURINHA E CHICO DOBRADURÃO- além de fazer os convites participativos é colocar diagramas e papeis para que façam origamis e tragam na festa. No aniversário do ano passado do Chico os convidados confeccionaram astronautas que foram colocados em dois globos simbolizando a Lua e a Terra. No da Letícia - Festa da Rapunzel - as crianças trouxeram para o painel, flores, cavalos e cartazetes de PROCURA-SE.
Nesse ano receberam papeis e diagramas para a estrela e o cogumelo personagem do Mario Bros.
Mandamos fazer um banner estampado de céu (1,80 X 0,90) para colocar como painel atrás da mesa e onde as crianças colocariam seus origamis e fotos.
A foto parcial 

A MESA
Nessa festa, também por não ter mesas do Mario para alugar, optamos por fazer, colocar mãos à obra.
Obra do Cláudio! A toalha e barrados são da RICA FESTA. As caixas foram forradas com E.V.A. e colocados os personagens do MARIO BROS.
As fotos podem ajudara quem está preparando festa com o mesmo tema.
SACOLINHAS DE LEMBRANÇAS
Mais saquinho do que sacolinha. Foram colados desenhos rapidíssimos do Chico que queria voltar a brincar, origami de... estrela e o cartão de agradecimento.
Dentro da sacolinha colocamos um brinquedo (freesbee) e uma marmita de operário (Mario é encanador) com chocolates de tartaruga e moedas de chocolate, mais uma caixinha/ovo com um aplique de celular personagens do Mário.
Soubemos, depois da festa, que as marmitas fizeram muito sucesso, tendo crianças que estão trocando seus pratos por alguns dias de... marmita!!!

LOCAL
No convite tem o local da festa, apenas não fala que é em Campinas SP.
A BRINQUEDOTECA BUMERANGUE é um lugar extremamente agradável e tem monitores não encontrados em nenhum outro lugar. Valeu muito!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ORIGAMI DE NATAL - POINSETTIA - FLOR DO NATAL



Na postagem de hoje quisemos fazer a flor poinsettia, pois em geral nos livros elas são feitas a partir de uma pétala por vez, ou duas, até completar as oito necessárias. Nós temos em dois livros, essa flor feita por duas metades. Fácil de fazer, sem entediar.
Elas se aplicam a várias coisas e aqui mostraremos apenas numa guirlanda para minha amiga Marilena Juliano, professora de piano e artista em geral, excelente. Seus quadros também muito bons.
A guirlanda customizada, já comprada pronta no SAM's, perdeu alguns enormes objetos e ganhou anjos já postados e explicados anteriormente e as flores poinsettia. Nesse caso foram confeccionadas em papel (10cm de lado) - com estampa de pautado musical - para scrap comprados num kit de papeis natalinos na GANA PRESENTES ou 
ORIGAMI COREANO http://www.ganapresentes.com.br/ .


ARGOLA DE GUARDANAPO
Outro exemplo é para argola de guardanapo quer seja de pano ou de papel. 

Foram confeccionadas com papeis verde e vermelho brilhantes. Red Purple e Bothanic.
As medidas para o correspondente a folha foi de 7 cm de lado e para a flor 4,5 cm. pode ser feita maior, mas não é difícil fazê-la pequena.
O aro é simplesmente um tira de papel de gramatura mais alta, porém maleável (no caso o dourado dos pistilos) dobrando as duas bases para o centro e se intercalam as duas pontas para junção. Sobre essa junção cola-se a flor.
CENTRO DE MESA
Improvisadíssimo um centro de mesa onde no miolo está SANTA LÚCIA de quem levo o nome.
Breve historia dela na Suécia, no final da postagem.

Os papeis utilizados para as flores são da VIPPAPERS, os Red Purple, Bothanic e o stardream golden.
O papel do fundo faz parte do kit de papeis natalinos da Gana Presentes.
A Santa Lucia adquirida na Livraria Alemã http://www.livrariaalema.com.br/

DIAGRAMA DA POINSETTIA
Lucia é antes de mais uma figura mítica que traz luz aos longos e escuros invernos suecos. No antigo calendário sueco a noite de 12 para 13 de Dezembro era a noite mais longa do ano, uma noite cheia de mistério, durante a  qual até os animais podiam falar.Era costume nesta noite que grupos de pessoas vestidos de Lucia andassem de casa a casa, cantando e pedindo comida e bebida. No entanto a tradição das procissões de meninas vestidas de Lucia, com velas na cabeça, surgiu só no século XX.
A Lucia dos nossos dias
Ser a Lucia é uma honra para todas a jovens suecas. Em toda a Suécia existem concursos para eleger a Lucia local e a nacional. Não é preciso ser-se loira ou especialmente bonita, mas tem de se cantar bem! Podemos votar por exemplo através dos jornais que promovem esta iniciativa. 
A MARIA DOBRADURA não tem nenhuma das caracteristícas da Santa Lucia tradicional da Suécia, embora, a santa, seja de Siracusa. Mas Maria Dobradura gosta do estilo e da atribuição que ela tem de levar e transmitir a luz.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

ORIGAMI DE NATAL - ENFEITANDO A ÁRVORE DE NATAL COM ESTRELAS E SACOLINHAS - ESTRELA PARA O ANIVERSÁRIO DO CHICO




Todos os anos penduramos enfeites de natais passados e sempre temos que fazer algo novo.
Nesse ano continuam as bolas de nem sei quando, as bolas com figuras em E.V.A. inspiradas em uma revista italiana CREARE, as estrelas em vários tons de azul em origami e acrescentamos algo que há muito tempo vemos em fotos de árvores de Natal. Uma sacolinhas, cestinha ou algo no gênero com papeis entrelaçados. Esse tipo de trabalho nós fizemos no Jardim da Infância há muito tempo atrás, com uns 5 anos no Colégio Sagrada Família.
A árvore tem a contribuição da Letícia, na colocação de enfeites.
Segue o diagrama da estrela que já postamos anteriormente em fotos, mas assim fica mais fácil e ajudará a turma de convidados do aniversário do Chico.
ESTRELA FÁCIL CO  DOIS QUADRADOS
As estrelas da árvore foram feitas com papeis de 9 cm de lado.

BOLSINHA DE CORAÇÃO - 
A cestinha/bolsinha/sacolinha de coração que pode conter brindes ou chocolates para as crianças fizemos em papeis com 10,5 cm e as menores com 9 cm de lado.




Essa árvore vive andando e se modificando.





segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ORIGAMI DE NATAL - BOLAS DE NATAL - kusudama para natal

Com a intenção de fazer algumas bolas para a árvore desse Natal fizemos pequenos kusudamas com anjos acoplados. 
No final colocamos como um enfeite-móbile de coluna, aproveitando uma espécie de suporte que se parece com o topo de uma gaiola (da Livraria Alemã) com 20 ganchos. Para todas as bolas utilizamos papeis com 10,5 cm de lado. Para cada bola utilizamos uma cor em vegetal (alguns Translucent outras Cromático) e o Stardrem Gold e outro Gold, meio a meio (todos VipPapers).
Os anjinhos são as peças do mais tradicional kusudama em vegetal e na cor da bola correspondente, também com papeis de 10,5 cm de lado. A cabeça é uma conta e as asas de papel dourado simplesmente recortado nesse formato. Para prender partimos de uma conta menor no interior de anjo e uma conta na base e no topo da bola. Tudo é preso com aquelas pecinhas/anéis que colocamos e apertamos, facilitando muito o trabalho (quem me apresentou essa pecinha foi a Solange Rovai). Compram-se as peças na Rua 25 de março. Desconhecemos se há em outro lugar.
O diagrama desse kusudama é do próprio pacote-kit dele. 


Reparem no canto inferior à direita que há três tipos de junção. Com 3 pontas onde se utilizam bola 6 papeis - o que fizemos nas 5 bolas superiores que são menores. Na junção apresentada com quatro pontas  utilizam-se 12 peças por bola e foi a que usamos em 15 bolas. A junção maior com 5 pontas, o kusudama contem 30 peças.
Na montagem final fomos colocando cada kusudama dando um pouquinho mais de tamanho para as peças descendentes, não muito, mas o suficiente para não enroscassem ou se acumulassem.
O efeito dela quando se movimenta é bonito. Os fios de nylon ficam invisíveis. 
Faltou falar que são facílimas de serem feitas e tão matemático que dá para fazer até enquanto se assiste televisão.

sábado, 19 de novembro de 2011

ORIGAMI DE NATAL - GUIRLANDAS - CONTINUANDO A RECICLAR COM ANJOS VERSÁTEIS


Mais uma guirlanda mereceu um novo look para 2011. Originalmente só tinha os corações.
Neste ano acrescentamos esses anjinhos que, desde os anos 90, me fazem companhia para qualquer tipo de acréscimo bem simples.
A guirlanda, que fica na casa do Paulo e da Luciana, foi feita simplesmente com arame e festão que já enfeitou escada na outra casa em que morava. Com um um finíssimo arame dourado colocamos contas variadas e circulamos a guirlanda. 
Os anjinhos com diagrama abaixo podem ser colocados das mais diferentes maneiras - rezando, voando, escondido, soltando tsuru etc.
Em nosso caso os anjinhos foram feitos de vegetal translúcido branco. As cabecinhas com papeis japoneses e coreanos. As asinhas são cleaner pipe metalizado, mas podem ser feitos com papel dourado ou branco e o efeito é ótimo.
Os  pés e mãozinhas são cortados com furador redondo, tamanho normal.
Esses anjos em cartões de natal ficam ótimos. Se fizerem dois, um em cada lateral, podem colar estrelinhas que um joga para o outro e isso é apenas um simples exemplo.




terça-feira, 15 de novembro de 2011

ORIGAMI DE NATAL - E MAIS UMA GUIRLANDA CORAÇÃO E ORIGAMI


Outra guirlanda nascida em 2011.
Desde o ano passado que um coração de isopor ficava circulando nas coisas de Natal.
De penas não queria cobrir mais. O que faria foi inspirado pelos passeios na internet em wreaths christmas origami images.
Lá havia uma guirlanda contornada com lã ou algo no gênero.
Buscando apenas materiais que já tivesse em casa descobri um rolo de lã para tapete vermelha e um fio branco lã-acrílico todo peludo que não lembro o nome. Juntei os dois para NÃO parecer os pirulitos de Natal. Lembra vagamente, se solicitar que vejam assim. As flores peças de kusudama já citadas na postagem anterior. As folhas, simplíssimas, também já postei em algum lugar do passado. As flores vermelhas no RED FEVER, as verdes e brancas no TRANSLUCENT (vegetal) e algumas brancas em MALMERO. As folhas em verde BOTHANIC. Todas Vippapers.
Os três papai Noel, que nada têm a ver com a guirlanda, coloquei, pois há uma corrente aqui em casa que não gosta de coisas sérias demais e para não colocar mais um anjo colei esses três de cerâmica - originalmente presilhas que no ano passado usei junto com os guardanapos, na ceia de Natal. Eles são da Livraria Alemã Bücherstube http://www.livrariaalema.com.br/, onde em novembro começa um maravilhoso bazar de Natal com peças lindas e simpáticas da Alemanha, Suécia e outros lugares.

ORIGAMI DE NATAL - MAIS GUIRLANDA COM ORIGAMI 2011





Esta guirlanda feita com as peças do kusudama flores, dos mais antigos. No miolo há uma pecinha do kusudama mais tradicional. Reconheço que preciso pesquisar os nomes, mas nas indicações japonesas vem como furau (flower) kusudama.


Esse diagrama vinha com o kit para o kusudama com papeis, esquema e fio de seda. O kusudama é feito com 12 flores e cada uma com 5 pétalas. É antigo e tenho há uns 20 anos, quando só se comprava papeis na FONOMAG na Rua da Glória e na Livraria ONO na Rua Galvão Bueno.
Complica aqui é que a numeração vai e vem de uma folha para a outra. Seguir atentamente os números.

As flores vermelhas foram confeccionadas com papel SIRIO PEARL - RED FEVER, as verdes com BOTHANIC e as douradas com METAL COLOR - GOLD. Todos os papeis da VIPPAPERS. A medida de 10,5 cm. As peças são por pétalas.
As flores brancas - TULIPAS do Makoto Yamagushi - foram confeccionadas em papel TRANSLUCENT branco e os miolos com TRANSLUCENT amarelo, também da VIPPAPERS http://vippapers.com.br/. Ambos vegetal. As medidas que utilizamos foram 8 cm de lado para a flor e 4 cm de lado para o miolo.
Segue o esquema dessas tulipas. Extremamente fáceis e relaxantes.
Os miolos com papeis gold metal color - medindo 8,5 cm de lado.





Reparar na sequencia da flor que continua na folha de baixo.
No caso da guirlanda não colocamos arame, pois foi utilizada cola quente.
OBSERVAÇÃO - Na foto da porta há um objeto de cerâmica o TERU-TERU BOOZO que é da ceramista Miki.


terça-feira, 8 de novembro de 2011

ORIGAMI DE NATAL - CUSTOMIZANDO GUIRLANDA DE NATAL



Se tem festa, enquanto tal, que é melhor esperar por ela é o Natal.
Em agosto, só por ser segundo semestre, indo ao Sam's supermercado topamos, naquelas exposições de mercadorias atrativas que ficam logo na entrada, com esta guirlanda de Natal (sem os anjos). Ultra colorida, berrante em todos os sentidos, tanto da cor como no barulho visto que ela é cheia de guizos. Mas era algo de Natal e não resistimos.
Mas como deixá-la mais suave era um caso para a Maria Dobradura, já na beirada da pista esquentando para começar a mexer com o Natal.
Optamos por colocar branco e sem brilho.
Nesse ano conseguimos os tais clean pipe de todas as cores vindo de Miami (Michael's store), mas aqui em branco se encontram como limpadores de cachimbo, mesmo.
Todas as peças são iguais - peça do kusudama básico. 
O anjo grande é reciclado do topo de alguma árvore de antigo Natal. Trocamos a cabeça que era de madeira pesada e grande. Os cabelos são com o tal arame. O tsuru dispensa comentários.
Os papeis - do anjo e do coro de anjinhos - são vegetal branco Translucent, 10,5 cm de lado. O dourado é o Golden Dream. (Papeis da VipPapers).
As cabeças dos anjinhos são contas que tinha em casa. Ficaria melhor se fossem maiores.
Uma haste do arame entra na peça de origami, na conta e já sai como diadema. As asas são do mesmo material. Cada haste dá para um anjinho total.
A experiência de acrescentar, retirar, trocar, substituir objetos e enfeites é uma atividade prazerosa, porque cutuca a criatividade.
É perfeitamente possível de serem feitos com arames dourados, prateados e até aqueles encapados.