sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DIA DAS BRUXAS - HALLOWEEN 2011

Antes de acabar a organização e da chegada de 10 crianças.



Hoje realizamos uma festa de pré-halloween com o Chico que veio de Campinas e Letícia e seus amigos aqui de São Paulo. Quando o novo Ministro dos Esportes, conseguir fixar a data do Dia do Saci, faremos também!


Este modelo de vampiro, já exposto no aniversário da Letícia 2011 e que recoloco novamente, serviu para um pequeno enfeite da festa e como sacolinha para as crianças colocarem doces e carregar com eles.
Há três compartimentos para se colocarem os doces. Foi feito com papel de presente que tinha em casa, na medida de 30 cm de lado. Cola-se onde vai permitir como no modelo as três cavidades, vistas no destaque da foto. Em nosso caso foi fechado atrás com recortes de estrelas colados, mas poderia ser um bom durex.
Extremamente fácil, vistoso e dá para colocar bem, mas se fizer uma outra vez, como sacolinha, farei com papel de gramatura mais alta, um colorset 180, para que fique mais firme. Foi a urgência e a disponibilidade, mas ficaram alegres.


TODOS QUERENDO APARECER NA FOTO

Um novo vaso de monstrinhos, bruxos e bruxas foi feito.
O modelito da bruxinha, já é bem conhecido aqui na MARIA DOBRADURA, os outros são modelos da ORIGAMI CLUB.
http://en.origami-club.com/halloween/index.html
A bruxinha, o gato preto e a abóbora (Jack O'Lantern) são da Piccolo e já estão postados desde o ano passado. 
A novidade fica por conta da MÚMIA, aquelas figuras brancas com olhos roxos. No ORIGAMI CLUB na mesma página de Halloween elas são consideradas NINJAS, mas decidi fazer com uma tela durinha branca comprada da BARRA DOCE, http://www.barradoce.com.br/ com 15 cm de lado, que dobra muito bem. Deve ser para embalar enfeites para festas de debutantes, casamentos ou algo no gênero. Há esse quadrado de tecido telado e engomado (seria cânhamo), também em dourado, com os quais já fiz anjos de Natal.
A toalha roxa brilhante é da Rica Festa.
As almofadas "acolhedoras", também são de lá.
http://www.ricafesta.com.br/

Boa comemoração de alegria contra negatividades. Bruxas, fantasminhas, sacis, são válidos quando se reúnem amigos, mesmo que tão novinhos com idades de 4 a 6 anos.
Taí! Procuramos diagrama de saci-pererê.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SACOLINHAS SEMANA DAS CRIANÇAS 2011

O sapo, o tigrinho e a maçã, já temos os diagramas, os outros serão colocados na próxima semana.
Mas ai embaixo tem mais novidades
Neste ano, nós nos surpreendemos. Conseguimos no espaço de 15 dias confeccionar enfeites de origami para 955 sacolinhas a serem doadas. Silmara Teixeira e eu estamos mais do que felizes, pois alem de levarem mimos, elas em si são enriquecidas pelos origamis. Levam coisas, sentimentos, tudo do que há de bom e de positivo!
Conseguimos encaminhar doações para GRAACC (São Paulo), Hospital Boldrini (Campinas), SEPACO (São Paulo), Hospital infantil Darcy Vargas (São Paulo), PIVI um projeto que atende crianças e adolescenters na Zona Norte num Projeto de Incentivo à Vida, Lar Maria Albertina (São Paulo), diversas creches de duas comunidades muito carentes de São Paulo nos bairros de Eng. Marsilac e Cocaia, Abrigo Ritas Luiza, Creche Santo Inácio de Loyola (Jdim Ester Iolanda).
No facebook do SEBO SOLIDÁRIO http://www.facebook.com/pages/Sebo-Solidário/encontram-se algumas fotos e a informação de como iniciando nos SEBOS SOLIDÁRIOS chegamos às doações.
Ainda não temos as contas totais, mas assim que sair será publicado nesse blog, também.
Mas aqui interessam muito os origamis. Não dá para postarmos todos hoje e muitos diagramas já estão incluídos no blog desde o ano passado. Hoje colocamos um pouco.

A borboleta, o barquinho, o cogumelo são promessas para a semana que vem. Assim como o caracol que leva a casa nas costas.
O rato e o pato, simpaticíssimos, são do ORIGAMI CLUBE.
E desta leva, hoje, vai o diagrama do chapéu para bruxinhas, bruxinhos. Inclusive fizemos um em vermelho , outro em amarelo que ficaram charmosos, embora não tenhamos foto. Basta tentar fazer.





CHAPÉU DE BRUXA (livro KODOMO NO ORIGAMI ASSOBI 3022)
FASE 1- Depois de marcar a linha diagonal, dobrar em três como visto na foto. A parte branca inferior será dobrada na base e introduzida no "cone".
FASE 2 - Dobrar a base como o sugerido. (vale)
FASE 3- Dobrar novamente (montanha).
FASE 4- Dobrar o topo do chapéu e as pontas laterais da base.
FASE 5 - o origami está pronto para ser virado.
FASE 6 - O chapéu, finalmente!



Colocamos este, pois uma das páginas mais visitadas no ano inteiro no blog são as figuras de Dia das Bruxas e elas estão chegando!



Vamos colocar os diagramas do livro de seleções de origamis da revista PICCOLO.
O palhacinho, meio Arlequim e um passarinho que mais parece uma formiga.
Mas são dois origamis felizes para as sacolinhas.





Continuando a pensar no dia das bruxas colocaremos uns monstrinhos, meio diabinhos, chamados de ONI  pelos japoneses (vou procurar a estória). Não sei se saiu em alguma foto com todos, mas lá vão.
Dois de um livro novo e o que pode ser feito como chapéu da revista PICCOLO.






Interessante nesses monstrinhos é colar os dentes, olhos que dão mais relevo e graça.
Vou tentar achar foto com eles.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FESTA DA TIXA LETÍCIA

A festa começa com seu CONVITE. Este é o da Letícia - 5 ANOS.

Abrindo o envelope
(envelopes stardream da VipPapers)
O convite com capa preparada o photoshop pelo avô da Letícia

2a. folha

Na 3a. folha o esquema e na contracapa colocamos uma flor pronta de origami


Na 4a. folha
5a. folha uma atividade em preto e branco

O convite foi bolado em casa pelos avós (arte final avô), depois foi impresso na ALPHAGRAPHIC do Itaim Bibi. Foi encadernado, espiral, em casa.

PAINEL - Como na festa do Chico resolvemos criar uma ligação dos convidados com a festa. No convite receberam sugestões para origami e colagem de fotos que foram colocados num painel exposto durante a festa. Foram em anexos papeis de origami e folhas de PROCURADOS, também para irmãos dos convidados.
O painel primitivo (isopor e coberturas de papeis de recortes) foi afixado num mural de vidro duplo com água corrente. Já levamos com espumas auto-colantes para facilitar colocações.


Para os CENTROS DE MESA centros de mesas confeccionamos flores em origami, com diagrama exposto na festa junina da Letícia. Essas flores tipo girassol provocam um belo efeito.
De um lado o miolo da flor era um espelhinho com foto da Letícia e do outro um círculo com agradecimento.


Cada arranjo tinha média de três flores em cores e com fotos diferentes, cutucadas em argila num vasinho de plástico da Rica Festa.


SACOLINHAS DE LEMBRANÇAS


A sacolinha com lembrancinhas para meninas eram lilás (mais honestamente roxas) e a dos meninos verdes. Tinham cópias de desenhos da Letícia para o tema. A sacola das meninas tinha um pequeno origami da mesma flor que os convidados fariam em casa. Na sacola tinha uma caneca de princesa (Rica Festa)
A sacola verde dos meninos alem do desenho da Letícia tinha um vampirinho prata. Tudo a ver com quem mora em torre. O desenho do Pascal, figura amada pela Letícia.  O diagrama do vampirinho abaixo que não saiu nas fotos é bem fácil e mais uma vez da Revista japonesa PICCOLO. (Bom para Dia das Bruxas)




No interior colocamos um origami e endereço de site com o cavalo que pula que chamamos de Maximus. Na sacola foi colocado um brinquedo que é um barril com vários macaquinhos (Rica Festa) que se seguram um no outro.
Ambas as sacolas tinha um frigideirinha, de verdade (t-fall), um ovo kinder e uma bisnaga de brigadeiro da BRIGADERIA DA LETÍCIA. A Helô, mãe da Letícia, fez o brigadeiro e com as bisnagas compradas na Barra Doce e etiqueta feita em casa fizemos os brigadeiros e por excesso de precaução colocamos como data de validade o dia seguinte da festa, mas na realidade eles teriam duração de 7 dias. Portanto poderiam ser consumidos até pelo menos dia 30.








O cavalo de origami - por nós chamado de MAXIMUS como no filme foram feitos em papel prateado, alguns em colorset outros nos stardream. Ele pára em pé com facilidade e pula quando incentivado com um impulso no rabo ou na cabeça, caindo na maioria das vezes em pé, apos sua pirueta.
Para quem preferir recomendamos o http://www.origami-fun.com/origami-horse.html
Mas encontramos um diagrama fácil num livro japonês, ótimo, que faz parte de uma série 1DAY HANDMADE SERIES  - part 2 - (mesmo livro de onde tirei o fuurin)


Para vê-lo melhor vá até a foto do painel há vários deles feitos pela família MIYAKI. Lucas, Mateus e, claro, o pai!


MÓBILE - Como sempre nos aniversários da Letícia temos um móbile. Dessa vez com a peça tradicional de kusudama fizemos a Rapunzel. Utilizamos papeis da Vip Papers em rosa (stardream), lilás (stardream) e azul (vegetal - cromático), pink.






Cobrimos bolinha de isopor com massa de biscuit e arriscamos cabelos de biscuit feitos.... num espremedor de alhos!
Zélia, a tia-avó da Letícia foi fazer um cursinho rápido na Casa da Arte (Brooklin) para que pudéssemos fazer as cabecinhas.




AS bonecas era suspensas por lanternas japonesas pequenas (compradas na POMONA - Liberdade em conjunto com 10 ou 12 de cores variadas, vem com lâmpadas) pequenas que na impossibilidade de colocarmos luzes interiores colamos adesivos luminosos para que brilhem à noite.
Cada boneca levava um origami diferente. Pássaros, estrelas e até frutas.

Foi uma festa deliciosa de se preparar e maravilhosa no seu acontecimento. Os convidados da Letícia e seus familiares são incríveis. Anninha, Chiara, Tally com bracinho quebrado, Yasmin, Bela, Lucas (dois), Mateus (dois), Bruno, Chico e Giovana de Campinas e tantos outros marcaram presença com PRESENÇA mesmo. Os convidados da festa fazem A DIFERENÇA. Todos muito animados, inclusive as avós.
Próximo capítulo o aniversário do Chico José no mês que vem. Lá vem festa de MARIO BROS.