sábado, 30 de abril de 2011

FESTA PARA AS MÃES


Última postagem para o dia das mães tem que sair antes da semana que entra, antecipado para que se possa fazer.
Estes origamis podem ilustrar cartões, bilhetes, pacotes, mesas e o que mais se desejar. Exceto os macarons todos param em pé.

BOLO DE TRÊS ANDARES
Papeis com 15 cm de lado

BOLO DE CHOCOLATE, CHEESECAKE, BOLO DE MORANGO E BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE


Bolo de Laranja






O primeiro modelo do diagrama serve para qualquer tipo e cores de bolo, inclusive para um de chocolate. É muito simples.
Para conseguir o bolo de chocolate confeitado utilizamos dois tons de marrom utilizamos dois papeis, um contra o outro.


bolo de cenoura e
cheesecake com cobertura de geléia de amora
primeira parte
Nesta página tem o diagrama do bolo normal, muito fácil como todos os outros origamis desta postagem. O bolo é feito com 7,5 cm de lado.
Abaixo tem o enfeite para cobertura do bolo de chocolate e de creme para qualquer outro. Use papel no tamanho de 7,5 cm X 1,9 cm. Ziga-zag mais para a beirada do bolo.

Também tem o diagrama do morango. As folhinhas são simples e qualquer modelo é bom.


parte 2
O primeiro diagrama é do creme de chocolate em zig-zag menor. Feito com papel de 3,75 cm X 1,9 cm.

O diagrama logo abaixo deste primeiro é uma espécie de morango. Feito com um quadradinho de papel com 1,9 cm de lado.
Há também o diagrama do canudo de chocolate. Utilize um papel 3,75 cm X 1,9 cm.
E finalmente o diagrama do nosso bolo de chocolate, ao pé da página com 7,5 cm de lado e em pé. Mas se fizer maior, faça as proporções de todas as outras medidas de enfeites.
Dos bolos expostos nesse tópico o de chocolate é o primeiro diagrama da parte um, todos os outros, cenoura, cheesecake, laranja são do esquema da segunda parte, que permite aos bolos ficarem tridimensionais.

BOLO DE MEL, BOLO DE FUBÁ COM RESPINGOS DE AÇÚCAR E PARA QUALQUER OUTRO BOLO
Papel de preferência de duas cores com 7,5 cm de lado. Dobrar ao meio e dobrar a parte inferior dos dois lado, 1/4 da altura. (Primeiro quadro)

Dobrar as laterias para a linha central vertical. (Segundo quadro)
Virar o origami e enfeitar. (Terceiro quadro)
Foto do bolo de fubá com bolinhas de açúcar


CUPCAKE 



CUPCAKE DE MORANGO E DE LIMÃO
EM FORMINHAS ENFEITADAS


BOLO DE ROLO PARA ALGUNS LUGARES DO BRASIL E ROCAMBOLE PARA OUTROS.
Este vai ser escrito de tão fácil. Pegue um papel com 7,5 cm de lado. Marque o centro e leve as quatro pontas para este ponto.
Dobre as quatro pontinhas e desenhe o rolo. Em nosso caso fizemos bolo de baunilha com recheio de chocolate e bolo de morango com recheio de creme da mesma fruta.
A foto deles está junto com o bolo de fubá.


MACARONS
Os macarons ao vivo são muito gostosos e no casamento de minhas duas filhas ao invés de bem-casados foram servidos em sacolinhas nos lugares da mesa. Não vou dizer que fomos os primeiro a ter essa idéia e na época apenas num lugar se faziam os tais macarons aqui em São Paulo. Isto já faz 7 anos e agora temos visto a propaganda dos macarons para festas de casamento.
Os macarons de origami são muito fáceis de serem feitos. A Letícia com seus quatro anos fez vários comigo. O primeiro que ela fez foi com recheio bem recheado rosa e os outros foram ficando mais adequados.
Podem ser feitos coloridos no recheio ou na massa e de vários tons e do mesmo tom também fica bom.

Se ocorrer mais alguma coisa para o dia das mães 
estaremos de volta com esse assunto. 
Um feliz dia das mães, para quem é mãe, 
para quem é filho ou filha, 
para as mães interiores de si mesmas,
 para aquelas que não são mães, mas é como se fossem.

Ps- Não sou lunática, quase dando receitas dos bolos,
 apenas embarcamos na fantasia e imaginação, a Letícia e eu.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ORIGAMI DA MÃE PASSARINHO, SEUS FILHOTES E SUAS HISTORIAS.

Penúltima postagem para o dia das mães, relembramos momentos muito importantes vivenciados em casa com hóspedes passarinhos.
Não temos passarinhos presos, apenas os que visitam e aparecem todo dia a qualquer hora.
Mas os dois momentos que lembramos estão ligados à "criação" dos passarinhos. Falamos de mãe passarinha, pois ela choca os ovos, mas o pai passarinho, também tem sua grande importância no acompanhamento pré-natal, nascimento, alimentação e brevê de vôo.
Quando meus filhos eram pequenos, morávamos numa casa próxima a um grande parque. E passarinhos era o que não faltavam por lá. E começa o primeiro acontecimento.
Um dia, meu filho (5 anos na época) vem avisar que tinham passarinhos que não paravam de entrar num vaso de samambaia. Uma renda portuguesa pendurada num tronco de salgueiro-chorão.
Ficamos na observação e vimos dois passarinhos levando palhinhas e gravetos lá para dentro e construindo o ninho. Era um casal.
Fomos aguardando os acontecimentos até que um dia conseguimos ver três ovinhos. Mais um pouco e eles saíram da casca. Então quando a mãe passarinha saia as crianças humanas e eu íamos ver e no que puxávamos, delicadamente, uma folha da samambaia os quatro passarinhos abriam o bico como os do origami esperando pela comida.
Isto mesmo, foi dito quatro passarinhos. Acontece que quando os ovinhos começaram a ser chocados havia um casal de chupim, sempre ali por perto numa árvore. A pássara chupim, grande, botou seu ovo lá e o casal se mandou!
Interessante foi que os filhotes do tico-tico foram embora, já firmes em seus vôos e auto-subsistência e o chupim filhote, bem maior que a mãe tico-tico continuava lá e ela o alimentando.
Depois de duas semanas não sei quem expulsou o chupim já adolescente. Acho que fui eu mesma, num gesto providencial de mexer na samambaia. Ainda mais que o natal estava chegando e queria colocar o ninho como manjedoura do Menino Jesus.

Mas tivemos o segundo acontecimento quando numa tarde ouvimos grande barulho de passarinhos. Quando fomos olhar no mesmo local da estória anterior, nossa pastora alemã estava com um passarinho na boca e para que ela não o engolisse os pais do passarinho fizeram o maior alarde barulho, realizando vôos rasantes muito próximos à cabeça da Bianca (a cadela). Deu tempo de tirarmos o filhotinho salvo, mas não tão são. Ele não tinha firmeza alguma e não poderia ir embora com os pais. Como tínhamos um terraço no andar de cima ao ar livre levamos o passarinho (com rabo bem comprido, mas desconheço a raça) para lá. Durante o dia ele ficava lá e os pais vinham alimentá-lo e à noite ele ia para o lavabo para que nenhum gato ou outro predador o pegasse. Ele, quando dentro de casa ficava em nosso  ombro, não fugia. Até que um dia os pais o levaram embora voando. Ele já era capaz!
Estas passagens de passarinhos são visíveis também para quem mora, acreditem, em São Paulo e são ótimas para lembrar a função de pais e mães. Acompanharem os filhos e ensiná-los a voar sozinhos. Dar-lhes esta segurança e confiança.
Em nosso caso, de meu marido e meu, nossos quatro passarinhos já estão voando com suas asas, mas o ninho não ficou vazio. Graças a Deus eles sempre vêm por aqui.
Opa! Esqueci, mas há uma outra historia, um terceiro acontecimento. Mudamos da casa citada nos casos acima. Quando estávamos lá nosso pastor alemão Beto (já apareceu em foto neste blog) tinha ódio mortal de um sabiá. Ele vinha correndo de onde estivesse para impedir sua entrada no jardim. Era só de um determinado sabiá, pois os outros, lá mesmo, e os inúmeros que vêm nesta nova casa ele nem percebe a existência. Mas há uma triste explicação. O Beto costumava ficar deitado na espreita neste jardim que tinha um muro alto atrás de um portão fechado para a rua, mas estilo veneziana onde via os pés das pessoas e escutava as conversas. E o tal sabiá pousava numa primavera linda e grande que ficava bem em cima. Um dia, não tenho conhecimentos para dizer que foi de propósito, mas adivinhem o que o sabiá, fez na cabeça do Beto? E o Beto nunca esqueceu!

Sei lá o que me deu de fazer origamis e ficar escrevendo, ou melhor, conversando com vocês. Prometo melhorar e ficar quieta.
Aos esquemas!
Estes origamis realmente não são fáceis. Mas ilustrava o que pretendia para dia das mães. O esquema natural é para este passarinho abaixo, mas podem fazer com o tsuru-bate asas que faz o mesmo ou melhor efeito(colocado no começo da postagem.
A mãe passarinha é feita com papel de 15 cm de lado.
Os filhotes com 9,5 cm de lado.



PASSARINHA - Começa nesta folha abaixo e continua na seguinte. Indicada pelos papeis rosa e azul.

FILHOTE
Esquemas em amarelo.
NINHO


OBSERVAÇÃO
Os filhotes tambem podem ser feitos num esquema (fica prometido) de urubuzinhos que abrem e fecham o bico. Também são mais fáceis.
Mas claro que quem gosta de um desafio, tentará estes mesmos.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ORIGAMI DA MAMÃE COALA E DO FILHOTE COALINHA

Estamos embaladas nas postagens referentes a dia das mães.
Achamos que koala escrito com K fica bem mais simpático. Mas temos que ir com C de coala.
O coala é um bicho marsupial (carrega o filhote na bolsa) e que, também, vive carregando o filhote nas costas.
Os coalas não vivem em abrigos. Estão sempre expostos aos fatores da natureza (sol, vento e a chuva)

Dormem em média 14 horas por dia. As outras 10 horas passam comendo folhas de eucalipto, seu alimento único e não toma água, mas a seiva destas mesmas folhas.
Aos três meses ele sai da bolsa da mãe (nasce muito pequenininho 500gr), pelado e cor-de-rosa. Mas perante qualquer problema volta correndo para a bolsa da mãe. Aos cinco meses ainda está por perto da mãe, na bolsa marsupial ou nas costas. Apenas com 8 meses ele tem total independência. As meninas coala permanecem mais tempo junto à mãe. Mas os meninos coalas ficam até quando um macho mais poderoso permite.
Se seu filho ou filha já tiver mais de 8 meses (relativamente como ser humano) está na hora de começar a ser independente.

DIAGRAMA DO COALA
São necessarios dois papeis de igual tamanho para cada coala.
A mãe foi feita com papeis de 15 cm de lado.
Os filhotes foram com papeis de 7,5 cm de lado.
No coala vermelho seguimos o esquema e o focinho foi dobrado para fora. No coala verde a dobra foi feita para dentro.

CABEÇA DO COALA
CORPO DO COALA

Quem quiser pode fazer a fila familiar completa ou
 uma turma do Jardim da Infância!
Amanhã tem mais postagem!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

ORIGAMI DE MÃES URSAS E SEUS FILHOTES

PANDA E PANDINHA


No ano passado postamos corujas, cangurús, pintinhos saindo do ovo e nesse ano estamos diversificando, mas sabendo que todas as mães têm algumas das características das mães animais.
Espera-se que nenhuma mãe seja "amiga ursa" de seus filhos. Mas qual a mãe que vendo seus filhos, em qualquer idade, passando por algum problema e não tem vontade de virar uma ursa? Isso quando não vira mesmo!
URSA POLAR E URSINHO
O diagrama sugerido para o urso PANDA serve também para outros tipos de urso como o POLAR e o marronzinho que a Letícia, sabendo o nome dos outros, chama este de URSINHO. O ursinho talvez seja canadense!
URSA E URSINHO "CANADENSE"
Dizemos, talvez canadense, pois a irmã da Maria Dobradura quando foi viajar o Canadá de costa a costa, num dos hotéis os hóspedes ficaram surpresos com ursos "vira-latas". Ele estavam literalmente revirando latas de lixo durante a noite.

São necessárias duas folhas do mesmo tamanho para cada urso.
Para as mães usamos papeis de 15 cm.
Para os filhotes as folhas são de 7,5 cm.
 O Panda foi confeccionado com papel normal para origamis, mas que não seja muito fino para não ficar feia a parte branca. Papel japonês comprado na Livraria Sol. O papel de fundo é colorset vermelho Pekim, para combinar com Panda e seu país de habitat natural da VipPapers.
O Polar foi feito com papel Malmero - ICE GOLD - também da VipPapers. O papel de fundo da foto, também é Colorset.
O ursinho marrom foi feito com papel bege, ocre ou coisa que o valha. O papel é japonês e foi comprado na Livraria Sol. O papel de fundo da foto é para scrapbooking e é da Paper Chase.
Numa outra versão o PANDA pode ser feito com papel espelho, o POLAR com papel sulfite (ofício) e o URSINHO com papel craft que ficarão muito bons também.
O diagrama de fotos de revista parece pular passos, tento explicar um pouco.


São tão fofos que a vontade é montar uma comunidade de ursos.
Alô contadores de estórias:
Estes ursos feitos em diferentes tamanhos e características são muito bons para acompanhar a estória dos três ursinhos ou da família urso.

terça-feira, 26 de abril de 2011

PREPARANDO O DIA DAS MÃES DE 2011



A Páscoa levou coelhos e cenouras embora e ontem mesmo me surpreendi com o número de acessos ao MARIA DOBRADURA nas postagens para dia das mães no ano passado. 
Apressei meu passo e hoje coloco o origami de uma mãe japonesa com seu filho nas costas.
Pode ser feito em diversos tamanhos. Servirão para cartões, quadrinhos e até para marcador de livro, embalagens como pacotes, caixas e tudo o mais que a imaginação sugerir.
Podem ser feitas em qualquer raça ou cor. Hoje em dia, carregar o filhote nas costas é muito comum.
Os papeis utilizados nas roupas são japoneses e comprados na LIVRARIA SOL em São Paulo. Na Praça da Liberdade. Os papeis de cabelos, rosto, bebê são da GANA - ORIGAMI COREANO.
www.livrariasol.com.br
www.ganapresentes.com.br


E mais. Pode ser feito um origami que lembra Nossa Senhora - Maria a Mãe de Deus, que já usei em sacolinhas e caixinhas de nascimento e batizados.
Nos origamis maiores foram utilizados papeis com 7,5 cm de lado.
No origami pequeno para caber em marcador de páginas foram utilizados em tamnho de 4 cm. de lado.
Já fiz até de 3,5 cm, pois não tem muitas dobras para dificultar neste tamanho.


Cabeça da japonezinhas, quimono, cabeça do bebê todos têm, o mesmo tamanho para dar esta proporção apresentada na figura.
Segue o diagrama de um livro bem antigo e com origamis bem interessantes e fáceis. Mas nunca mais vi este livro à venda.


PRÓXIMA POSTAGEM - AMANHÃ DIA 26 DE ABRIL - MÃES URSAS E SEUS FILHOTES

segunda-feira, 18 de abril de 2011

SEBO SOLIDÁRIO E MARIA DOBRADURA SOCIAL



Concluímos nosso trabalho de Páscoa! 
A sensação é agradável e com gosto de "quero mais". O que virá no segundo semestre com a Semana da Criança.
Resumindo ligeiramente para sempre novas pessoas que nos contatam.
Cestinhas e livros e contos clássicos
Silmara e eu organizamos o SEBO SOLIDÁRIO, com livros nossos e que nos doam sendo muitos novíssimos. O último SEBO de março foi o SEXTO.
Os preços dos livros em nossos sebos são bem abaixo do preço do mercado de sebos, mesmo para livros em lista de bestseller. Desta vez entre outros tivemos COMER - REZAR E AMAR, ÁGAPE, 1808. Assim como um livro antigo, mas disputadíssimo O APANHADOR EM CAMPO DE CENTEIO.
As pessoas que desejam, se cadastram em nosso mailing de SEBO SOLIDÁRIO e podem escolher os livros online. Constantemente, durante a fase daquele sebo, atualizamos as listas e informamos sobre os livros. 
Realizamos numa data um evento para o SEBO que é uma tarde bem agradável e divertida. Neste dia, mais livros podem ser comprados.
Há pessoas que não desejam adquirir livros, mas querem doar. Podem então comprar pacotes de livros para si mesmo, ou sugerem uma associação para doação. Só para um exemplo uma coleção com dez livros do Sidney Sheldom foi comprada por 15 reais e outro pacotge com 7 livros da Agatha Christie por 10 reais.
Os livros que "sobram" nos sebos fazemos doação direta. Neste último foram doados livros para o LAR MARIA ALBERTINA, o CCA FREI LEONEL e RECANTO VIDA NOVA (cuida de homens em situação de rua e com problemas variados de drogas e bebidas).
No SEBO SOLIDÁRIO SEIS conseguimos:

Arrecadação:  R$2.560,00
Gastos Páscoa:  R$830,00  (papel para cestas e livros para 560 crianças)
Saldo para Dia das Crianças:  R$1730,00
Ganhamos da Philips balas de goma para que cada criança recebesse média de 50 balas!
Os milagres financeiros são autoria da Silmara!

Distribuímos as cestinhas e livros para:
HOSPITAL BOLDRINI - Campinas -(crianças em tratamento de câncer) 
LAR MARIA ALBERTINA - atendimento a crianças
CCA FREI LEONEL (acompanhamento de crianças e adolescentes) 
HOSPITAL INFANTIL DARCY VARGAS
CRECHE SANTA RITA
CRECHE DE ENGENHEIRO MARSILAC (considerado o bairro mais distante e mais pobre de São Paulo)

Sempre contamos com os doadores e compradores de livros, com as pessoas que ajudam nas confecções de origamis e montagem dos conteúdos. E cada vez novas pessoas aparecem. Tudo isto é muito bom!
Agradecemos, já contando com as participações com doações de livros e participação do SEBO SOLIDÁRIO SETE.
Quem desejar ser incluído nas informações sobre o SEBO SOLIDÁRIO, entre em contato conosco. Nossa base é São Paulo, mas temos participantes de outros estados.
Nosso agradecimento é do tamanho da alegria que podemos compartilhar com estas crianças e ver o incentivo de leitura entre todos.

Maria Lúcia Pedroso Yoshida
Silmara Teixeira

COMO FAZER A CAIXINHA/CESTINHA
Muito fácil ela serve de base para caixinhas com tampa.
Papel quadrado que pode ser 15x15 ou maior. É bom que seja feito em papel de gramatura de 120, 150 0u 180, pois senão fica mole para carregar ovinhos.
A alça simplesmente uma tira. Os coelhinhos e cenouras pode ser aplicados. Fizemos com papeis colorset pelas cores vibrantes e fácil combinação.
Para prender as pontas pode ser usado um adesivo como na foto, grampeado ou colado.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

COELHOS E COMPANHIA - CENOURADA


Colocando o modo de fazer cenouras bem simples que estarão em nossas 500 caixinhas de doação para a Páscoa.
Nossas doações constarão de um livro infantil novíssimo, comprado numa distribuidora que depois passo o nome e endereço. Uma cestinha de origami, com coelhos e cenouras com doces.
Aprendendo a cenoura fácil.
1- Em nosso caso utilizamos papel laranja de 7,5 cm e lado e para a folhagem papel verde com 5 cm de lado


2- Dobrar como no modelo.


3- Trazer as duas pontas superiores para o centro.


4-  Fazer as dobras superiores para dar "formato" para a cenoura.


5- Para a folha, simplesmente dobrar na diagonal e depois colocar neste formato. 


6- Finalmente colar cenoura e folha.




7- Decore como quiser.





terça-feira, 5 de abril de 2011

COELHOS E COMPANHIA - CARA DE COELHO


Dando andamento a COELHO & COMPANHIA colocaremos uma cara de coelho e o modo de fazer que é muito fácil e rápido.
estas caras de coelhos enfeitarão as 500 cestinhas de Páscoa que faremos - Silmara, eu e colaboradoras - para a Páscoa. Serão doadas para crianças hospitalizadas, ou em tratamento e para instituições carentes.
CARA DE COELHO


EXPLICANDO
Materiais - papeis de origami com 15 cm de lado.
Canetas variadas.
PASSO 1 - Dobre ao meio o papel com a cor desejada para o coelho na parte de dentro. Dobre ao meio novamente.
PASSO 2 Abra esta última dobra e faça as dobras para chegar no passo 3. 
PASSO 3 - Abra o trabalho que ficará como para o tsuru. Há a outra maneira de se chegar aí, vá pela que achar melhor.
PASSO 4 - Vire o trabalho e desça a ponta superior até a ponta inferior dos dois lados. Um permanece dobrado e o outro volta a abrir. E é deste lado que continuará a fazer o origami.
PASSO 5 - Dobre a ponta superior até a linha central e a ponta inferior total, também para linha central.
PASSO 6 - Dobre na linha central a parte superior que cobrirá a parte inferior.
PASSO 7 - Peque as duas pontas laterais e traga par a linha vertical central. Transpasse estas duas partes, como na foto.
PASSO 8 - Vire esta última parte para trás e terá a cara do coelho.

Nossa próxima postagem será da cenoura, facílima de ser feita que também enfeitarão nossas cestinhas, que será explicada no final da semana.
Uma prévia da cenourada que teremos.