quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ORIGAMI DE NATAL - POINSETTIA - FLOR DO NATAL


Na postagem de hoje quisemos fazer a flor poinsettia, pois em geral nos livros elas são feitas a partir de uma pétala por vez, ou duas, até completar as oito necessárias. Nós temos em dois livros, essa flor feita por duas metades. Fácil de fazer, sem entediar.
Elas se aplicam a várias coisas e aqui mostraremos apenas numa guirlanda para minha amiga Marilena Juliano, professora de piano e artista em geral, excelente. Seus quadros também muito bons.
A guirlanda customizada, já comprada pronta no SAM's, perdeu alguns enormes objetos e ganhou anjos já postados e explicados anteriormente e as flores poinsettia. Nesse caso foram confeccionadas em papel (10cm de lado) - com estampa de pautado musical - para scrap comprados num kit de papeis natalinos na GANA PRESENTES ou 
ORIGAMI COREANO http://www.ganapresentes.com.br/ .

ARGOLA DE GUARDANAPO
Outro exemplo é para argola de guardanapo quer seja de pano ou de papel. 

Foram confeccionadas com papeis verde e vermelho brilhantes. Red Purple e Bothanic.
As medidas para o correspondente a folha foi de 7 cm de lado e para a flor 4,5 cm. pode ser feita maior, mas não é difícil fazê-la pequena.
O aro é simplesmente um tira de papel de gramatura mais alta, porém maleável (no caso o dourado dos pistilos) dobrando as duas bases para o centro e se intercalam as duas pontas para junção. Sobre essa junção cola-se a flor.
CENTRO DE MESA
Improvisadíssimo um centro de mesa onde no miolo está SANTA LÚCIA de quem levo o nome.
Breve historia dela na Suécia, no final da postagem.

Os papeis utilizados para as flores são da VIPPAPERS, os Red Purple, Bothanic e o stardream golden.
O papel do fundo faz parte do kit de papeis natalinos da Gana Presentes.
A Santa Lucia adquirida na Livraria Alemã http://www.livrariaalema.com.br/

DIAGRAMA DA POINSETTIA
Lucia é antes de mais uma figura mítica que traz luz aos longos e escuros invernos suecos. No antigo calendário sueco a noite de 12 para 13 de Dezembro era a noite mais longa do ano, uma noite cheia de mistério, durante a  qual até os animais podiam falar.Era costume nesta noite que grupos de pessoas vestidos de Lucia andassem de casa a casa, cantando e pedindo comida e bebida. No entanto a tradição das procissões de meninas vestidas de Lucia, com velas na cabeça, surgiu só no século XX.
A Lucia dos nossos dias
Ser a Lucia é uma honra para todas a jovens suecas. Em toda a Suécia existem concursos para eleger a Lucia local e a nacional. Não é preciso ser-se loira ou especialmente bonita, mas tem de se cantar bem! Podemos votar por exemplo através dos jornais que promovem esta iniciativa. 
A MARIA DOBRADURA não tem nenhuma das caracteristícas da Santa Lucia tradicional da Suécia, embora, a santa, seja de Siracusa. Mas Maria Dobradura gosta do estilo e da atribuição que ela tem de levar e transmitir a luz.

5 comentários:

  1. Gil Mendes
    ACHO ESSA FLOR MUITO LINDA E NA GUIRLANDA FICOU UM LUXO. AMEI. ABRAÇOS E UMA LINDA NOITE.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Gil
    Quando fui cutucar no publicar, esbarrei no cancelar, mas fiz esta transposição, pois não poderia ficar exatamente sem seu comentário que sempre me estimula.
    Bj
    Maria Lúcia

    ResponderExcluir
  3. /),,/) DEUS abriu
    ( ‘;’ ) a janela do
    (,,)(,,) céu e perguntou:
    Qual seu desejo para hoje?
    Eu respondi: Cuide bem de
    quem esta lendo esta msg!!BjOs
    Um final de semana abençoado e uma nova semana com muita saúde e paz!
    Bjokas da Bia!

    ResponderExcluir
  4. mais uma vez parabens pelos seus trabalhos, sou do rio de janeiro e acho que vou comprar na papelaria que vc indicou, ou vc tem outras dicas.
    um abraço
    Ronald S. Pereira

    ResponderExcluir
  5. Seus trabalhos são lindos essa flor ficou divina.. perfeita.. Parabens

    Bjs

    ResponderExcluir