segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ORIGAMI DE NATAL - BOLAS DE NATAL - kusudama para natal

Com a intenção de fazer algumas bolas para a árvore desse Natal fizemos pequenos kusudamas com anjos acoplados. 
No final colocamos como um enfeite-móbile de coluna, aproveitando uma espécie de suporte que se parece com o topo de uma gaiola (da Livraria Alemã) com 20 ganchos. Para todas as bolas utilizamos papeis com 10,5 cm de lado. Para cada bola utilizamos uma cor em vegetal (alguns Translucent outras Cromático) e o Stardrem Gold e outro Gold, meio a meio (todos VipPapers).
Os anjinhos são as peças do mais tradicional kusudama em vegetal e na cor da bola correspondente, também com papeis de 10,5 cm de lado. A cabeça é uma conta e as asas de papel dourado simplesmente recortado nesse formato. Para prender partimos de uma conta menor no interior de anjo e uma conta na base e no topo da bola. Tudo é preso com aquelas pecinhas/anéis que colocamos e apertamos, facilitando muito o trabalho (quem me apresentou essa pecinha foi a Solange Rovai). Compram-se as peças na Rua 25 de março. Desconhecemos se há em outro lugar.
O diagrama desse kusudama é do próprio pacote. 


Reparem no canto inferior à direita que há três tipos de junção. Com 3 pontas onde se utilizam bola 6 papeis - o que fizemos nas 5 bolas superiores que são menores. Na junção apresentada com quatro pontas  utilizam-se 12 peças por bola e foi a que usamos em 15 bolas. A junção maior com 5 pontas, o kusudama contem 30 peças.
Na montagem final fomos colocando cada kusudama dando um pouquinho mais de tamanho para as peças descendentes, não muito, mas o suficiente para não enroscassem ou se acumulassem.
O efeito dela quando se movimenta é bonito. Os fios de nylon ficam invisíveis. 
Faltou falar que são facílimas de serem feitas e tão matemático que dá para fazer até enquanto se assiste televisão.

2 comentários: