sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SACOLINHAS SEMANA DAS CRIANÇAS 2011

O sapo, o tigrinho e a maçã, já temos os diagramas, os outros serão colocados na próxima semana.
Mas ai embaixo tem mais novidades
Neste ano, nós nos surpreendemos. Conseguimos no espaço de 15 dias confeccionar enfeites de origami para 955 sacolinhas a serem doadas. Silmara Teixeira e eu estamos mais do que felizes, pois alem de levarem mimos, elas em si são enriquecidas pelos origamis. Levam coisas, sentimentos, tudo do que há de bom e de positivo!
Conseguimos encaminhar doações para GRAACC (São Paulo), Hospital Boldrini (Campinas), SEPACO (São Paulo), Hospital infantil Darcy Vargas (São Paulo), PIVI um projeto que atende crianças e adolescenters na Zona Norte num Projeto de Incentivo à Vida, Lar Maria Albertina (São Paulo), diversas creches de duas comunidades muito carentes de São Paulo nos bairros de Eng. Marsilac e Cocaia, Abrigo Ritas Luiza, Creche Santo Inácio de Loyola (Jdim Ester Iolanda).
No facebook do SEBO SOLIDÁRIO http://www.facebook.com/pages/Sebo-Solidário/encontram-se algumas fotos e a informação de como iniciando nos SEBOS SOLIDÁRIOS chegamos às doações.
Ainda não temos as contas totais, mas assim que sair será publicado nesse blog, também.
Mas aqui interessam muito os origamis. Não dá para postarmos todos hoje e muitos diagramas já estão incluídos no blog desde o ano passado. Hoje colocamos um pouco.

A borboleta, o barquinho, o cogumelo são promessas para a semana que vem. Assim como o caracol que leva a casa nas costas.
O rato e o pato, simpaticíssimos, são do ORIGAMI CLUBE.
E desta leva, hoje, vai o diagrama do chapéu para bruxinhas, bruxinhos. Inclusive fizemos um em vermelho , outro em amarelo que ficaram charmosos, embora não tenhamos foto. Basta tentar fazer.




CHAPÉU DE BRUXA (livro KODOMO NO ORIGAMI ASSOBI 3022)
FASE 1- Depois de marcar a linha diagonal, dobrar em três como visto na foto. A parte branca inferior será dobrada na base e introduzida no "cone".
FASE 2 - Dobrar a base como o sugerido. (vale)
FASE 3- Dobrar novamente (montanha).
FASE 4- Dobrar o topo do chapéu e as pontas laterais da base.
FASE 5 - o origami está pronto para ser virado.
FASE 6 - O chapéu, finalmente!



Colocamos este, pois uma das páginas mais visitadas no ano inteiro no blog são as figuras de Dia das Bruxas e elas estão chegando!



Vamos colocar os diagramas do livro de seleções de origamis da revista PICCOLO.
O palhacinho, meio Arlequim e um passarinho que mais parece uma formiga.
Mas são dois origamis felizes para as sacolinhas.





Continuando a pensar no dia das bruxas colocaremos uns monstrinhos, meio diabinhos, chamados de ONI  pelos japoneses (vou procurar a estória). Não sei se saiu em alguma foto com todos, mas lá vão.
Dois de um livro novo e o que pode ser feito como chapéu da revista PICCOLO.






Interessante nesses monstrinhos é colar os dentes, olhos que dão mais relevo e graça.
Vou tentar achar foto com eles.

4 comentários:

  1. Amei essa iniciativa de doar arte, amor, carinhyo e solidariedade!!!Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Gostaria de participar deste tipo de projeto!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Maria Dobradura! Amei as ideias e o chapéu de bruxa. Felicidades, bjos.

    ResponderExcluir
  4. http://cp.c-ij.com/en/index.html

    Oi Maria, esse é o link do Creative Park da Canon. Tem coisas lindas! Muitas folhas de origami para imprimir (uma estampa mais linda que a outra) e também algumas folhas pra seguir o esquema já estampadas, como o do cavalo igual o seu MAXIMUS. Espero que goste.
    Quanto ao aniversário do Heitor acabei ficando com o tema da Arca de Noé e uma parte dos enfeites vou fazer de EVA porque encontrei umas moças talentosíssimas que não cobram muito caro ;-)

    ps: Feliz dia dos Professores, pois você tem sido uma super professora pra mim

    bjks
    Roberta

    ResponderExcluir