segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FESTA DA TIXA LETÍCIA

A festa começa com seu CONVITE. Este é o da Letícia - 5 ANOS.

Abrindo o envelope
(envelopes stardream da VipPapers)
O convite com capa preparada o photoshop pelo avô da Letícia

2a. folha

Na 3a. folha o esquema e na contracapa colocamos uma flor pronta de origami


Na 4a. folha
5a. folha uma atividade em preto e branco

O convite foi bolado em casa pelos avós (arte final avô), depois foi impresso na ALPHAGRAPHIC do Itaim Bibi. Foi encadernado, espiral, em casa.

PAINEL - Como na festa do Chico resolvemos criar uma ligação dos convidados com a festa. No convite receberam sugestões para origami e colagem de fotos que foram colocados num painel exposto durante a festa. Foram em anexos papeis de origami e folhas de PROCURADOS, também para irmãos dos convidados.
O painel primitivo (isopor e coberturas de papeis de recortes) foi afixado num mural de vidro duplo com água corrente. Já levamos com espumas auto-colantes para facilitar colocações.

Para os CENTROS DE MESA centros de mesas confeccionamos flores em origami, com diagrama exposto na festa junina da Letícia. Essas flores tipo girassol provocam um belo efeito.
De um lado o miolo da flor era um espelhinho com foto da Letícia e do outro um círculo com agradecimento.


Cada arranjo tinha média de três flores em cores e com fotos diferentes, cutucadas em argila num vasinho de plástico da Rica Festa.

SACOLINHAS DE LEMBRANÇAS

A sacolinha com lembrancinhas para meninas eram lilás (mais honestamente roxas) e a dos meninos verdes. Tinham cópias de desenhos da Letícia para o tema. A sacola das meninas tinha um pequeno origami da mesma flor que os convidados fariam em casa. Na sacola tinha uma caneca de princesa (Rica Festa)
A sacola verde dos meninos alem do desenho da Letícia tinha um vampirinho prata. Tudo a ver com quem mora em torre. O desenho do Pascal, figura amada pela Letícia.  O diagrama do vampirinho abaixo que não saiu nas fotos é bem fácil e mais uma vez da Revista japonesa PICCOLO. (Bom para Dia das Bruxas)



No interior colocamos um origami e endereço de site com o cavalo que pula que chamamos de Maximus. Na sacola foi colocado um brinquedo que é um barril com vários macaquinhos (Rica Festa) que se seguram um no outro.
Ambas as sacolas tinha um frigideirinha, de verdade (t-fall), um ovo kinder e uma bisnaga de brigadeiro da BRIGADERIA DA LETÍCIA. A Helô, mãe da Letícia, fez o brigadeiro e com as bisnagas compradas na Barra Doce e etiqueta feita em casa fizemos os brigadeiros e por excesso de precaução colocamos como data de validade o dia seguinte da festa, mas na realidade eles teriam duração de 7 dias. Portanto poderiam ser consumidos até pelo menos dia 30.






O cavalo de origami - por nós chamado de MAXIMUS como no filme foram feitos em papel prateado, alguns em colorset outros nos stardream. Ele pára em pé com facilidade e pula quando incentivado com um impulso no rabo ou na cabeça, caindo na maioria das vezes em pé, apos sua pirueta.
Para quem preferir recomendamos o http://www.origami-fun.com/origami-horse.html
Mas encontramos um diagrama fácil num livro japonês, ótimo, que faz parte de uma série 1DAY HANDMADE SERIES  - part 2 - (mesmo livro de onde tirei o fuurin)


Para vê-lo melhor vá até a foto do painel há vários deles feitos pela família MIYAKI. Lucas, Mateus e, claro, o pai!

MÓBILE - Como sempre nos aniversários da Letícia temos um móbile. Dessa vez com a peça tradicional de kusudama fizemos a Rapunzel. Utilizamos papeis da Vip Papers em rosa (stardream), lilás (stardream) e azul (vegetal - cromático), pink.





Cobrimos bolinha de isopor com massa de biscuit e arriscamos cabelos de biscuit feitos.... num espremedor de alhos!
Zélia, a tia-avó da Letícia foi fazer um cursinho rápido na Casa da Arte (Brooklin) para que pudéssemos fazer as cabecinhas.



AS bonecas era suspensas por lanternas japonesas pequenas (compradas na POMONA - Liberdade em conjunto com 10 ou 12 de cores variadas, vem com lâmpadas) pequenas que na impossibilidade de colocarmos luzes interiores colamos adesivos luminosos para que brilhem à noite.
Cada boneca levava um origami diferente. Pássaros, estrelas e até frutas.

Foi uma festa deliciosa de se preparar e maravilhosa no seu acontecimento. Os convidados da Letícia e seus familiares são incríveis. Anninha, Chiara, Tally com bracinho quebrado, Yasmin, Bela, Lucas (dois), Mateus (dois), Bruno, Chico e Giovana de Campinas e tantos outros marcaram presença com PRESENÇA mesmo. Os convidados da festa fazem A DIFERENÇA. Todos muito animados, inclusive as avós.
Próximo capítulo o aniversário do Chico José no mês que vem. Lá vem festa de MARIO BROS.

6 comentários:

  1. Adorei, adorei, adorei!
    Parabéns, mais uma vez, pela criatividade!

    ResponderExcluir
  2. Muito Chique!!!
    Parabéns por tamanha criatividade.
    Parabéns a sua filhinha, adorei os desenhos das sacolinhas surpresas. Vou copiar idéia ano que vem. Minha filha adora desenhar.
    Bjs...e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá Beatriz
    Obrigada por suas palavras. É muito bom estimular as crianças nas produções que fazemos. Uma correção. A Letícia é minha netinha, meus quatro filhinhos já estão bem grandinhos.
    Bjs
    Maria Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Ola.voce tem o diagrama da rapunzel?pode me mandar?Grata.shimamu3@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Shirlei
    Acredito que você está falando da bonequinha-móbile.
    Vamos lá.
    Para as peças de origami veja a postagem de 14 de dezembro de 2010
    http://mariadobradura.blogspot.com/2010/12/anjos-do-natal-e-do-ano-todo.html
    Abraços
    Maria Lúcia
    NOTA - enviei descrições de tudo por e-mail.

    ResponderExcluir
  6. Onde encontro estas mini frigideiras, pois estou louca atrás delas. Meu e-mail é tammyandrade@oi.com.br
    Desde já agradeço muuuuuuuuuito!!!

    ResponderExcluir