quinta-feira, 26 de maio de 2011

ORIGAMIS PARA COMEÇAR AS FESTAS JUNINAS

MARIA DOBRADURA a caminho para
fazer  doce de abóbora para as Festas Juinas


Todos os anos Letícia traz alguma tarefa como enfeite para o ambiente de festa junina de sua escola. É uma tarefa a qual familiares são convidados a participar.
Há dois anos, foi uma bandeirinha diferente. Há um ano um prato de papelão redondo e desta vez um prato de papelão retangular.
O que fazer, nem sempre é fácil. Principalmente porque ela, a Letícia, também tem que participar. Seus desenhos são bem interessantes, mas o papelão revestido com algo plástico brilhante não permitia muito essa sua arte.
Uma tônica é fazermos algo que lembre a ela. a própria Letícia.
A bandeirinha de dois anos atrás aqui exposta em frente e verso.




A menina tem apenas a cabeça e o vestido de origami, o resto é colagem, para que ela participe melhor. Há dois anos atrás ela tinha 2 anos de idade.
Desta vez conversamos para achar o que poderia representá-la. Conversa vai e vem e fica como está. Então achei que poderíamos fazer um rosto, com cabelos e tudo o mais que a lembrassem, mais ou menos porque ela é LINDAAA.
Ficou assim






Coube a Letícia as colagens de bochechas, morango, colocar as pintinhas nas duas coisas.
Ela cortou os olhos com o cortador e os colou. As estrelas bochechas, também.
Colou a florzinha no laçarote. Pintou a boca, mas como ficava muito apagado cortou o papel para colar.
Ela adora cortar sem marcação, mas não estava dando muito certo.
Ela corta livremente borboletas, joaninhas, e várias coisas. Pega os papeis da caixa da Maria Dobradurinha - que é ela - e dobra, corta com esquemas "de cabeça".
Aos origamis.
O chapéu de origami - não dá para colocar na cabeça - é de um livro síntese de origamis da revista japonesa Piccolo. O diagrama trará várias sugestões.Foram bastante utilizados nas sacolinhas da semana da criança de 2010.
O morango é de um livro de origami que traz uma série de barraquinhas que vendem doces, roupas, alimentos, frutas, legumes. Nas postagens de bolos deste ano, tem coisa de lá.
O laçarote é de um livro que tem Hello Kitys, Little Twin Stars, My Melody e outras figuras japonesas. O laço é da coelhinha colorida Usahana que tem pernas, braços e orelhas cada peça de uma cor.


CHAPÉU
Nas sacolinhas fizemos com papeis com 15 cm de lado. Aqui para cobrir o topo do pratinho fizemos com papel de scrap 30,5 cm de lado.


MORANGO


No diagrama está assinalado  para as folhas 2,5X2,5 e para o morango 5X5. Recalculamos para o objetivo de enfeitar o chapéu e é fáacil, pois a folha é a metade do papel da fruta.


LAÇAROTE
As fotos estão muito claras, mas acredito que dá para ver.
Ele tambem tem uma medida colocada e que em nosso caso, extrapolamos bem.
Fizemos o laço com 11 cm de lado e para as pontas calculamos, aproximadamente, 6x 12. Mas, com o quadrado de 12 cm de lado dobramos para obter a medida retângulo para o laço. Só vale fazer direto com retângulo se o papel tiver os dois lados da mesma cor.
Na próxima postagem colocaremos modelos de chapéus caipiras, enfeitados com origami.




2 comentários:

  1. Olá! adorei a ideia. Estava a procura do chapéu para completar uma historia origamica. Agora fechou com chave de ouro. Bjos e boas festas juninas.

    ResponderExcluir
  2. Oi!:) Obrigada por compartilhar os origamis! Estou à procura de uns legais, pra montar uns cenários e achei os seus ótimos!^^ Boas festas juninas!

    ResponderExcluir