quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

FESTA DE ANIVERSARIO DO CHICO JOSÉ


O Chico fez 5 anos. Foi comemorado num lugar muito gostoso ESPAÇO OnzeA (Campinas-SP). Com tiroleza, escaladas, piscina e muitas coisas bem gostosas e com bastante segurança.
Vamos mostrar algumas coisas que a Maria Dobradura aprontou para a festa e dar as dicas para que possam ser feitas através de tantos países onde este blog tem passeado. Acreditem, até no Irã.
Como sempre, fizemos um convite personalizado desde o envelope.


O selo do remetente é um avestruz que o Chico viu na Internet e adorou, andou com o impresso por um tempo.





O convite é uma pequeno caderno (1/2 folha A4)de 5 folhas (Evenglow compradas na VIPPAPERS), a impressão sofrida foi da Alphagraphic da Vila Olímpia com a extrema paciência do Paulo Cesar (funcionario de lá) e do Masao. A Maria Dobradura quando cisma que quer de um jeito, é duro!
Ele foi montado com espiral.








O convite incluía um BUZZ (astronauta já postado o esquema) pronto e uma folha de origami para que os convidados pudessem levar um astronauta pronto no dia da festa e colocar num dos globos expostos. O globo terrestre e a Lua.

Algumas crianças levaram vários como o Cauré. Sua mãe, Márcia, achou tudo isto muito poético. E é uma interação bem legal, mesmo! O Cauré preferiu povoar a Terra com seus astronautas.
Até o Lincoln (professor da UNICAMP) e Dona Cida, uma grande estimuladora da Maria Dobradura levaram o seu e está espetado na Lua.
As bolas ficaram cheias de astronautas ao lado de São Jorge, do dragão, de astronaves e foguetes.
As crianças variaram nas ilustrações. Foi muito bom este quesito da festa que agora está na casa do Chico e depois virá para o quarto de astronauta da casa da avó Maria Dobradura.
Visto que o lugar é amplo, podem até verificar a quantidade de mangas, só de uma ponta de galho, fizemos bandeirinhas disfarçadas de pipas. Bem coloridas e levadas pelos convidados no final da festa.




















Os centros de mesa foram armados pela Kity e feitos de um porta-pipoca dos Toystory (RicaFesta SP) com uma pequena quantidade de argila ao fundo e foram espetados cataventos. Dois modelos. Um pequeno (mais dificil de fazer) que funciona bem, mas no assoprão.
O outro mais fácil e girava nas mesas M A R A V I L H O S A M E N T E e à vontade sem esforço de ninguem a não ser da natureza.
Vale falar para a Márcia, mãe do Cauré, que este movimento é positivo. Movimento pelo vento, pela brisa, renova o ar positivamente. Ela vai gostar de saber deste tipo de poesia movimentada embaixo de mangueiras e jaboticabeiras.
Os esquemas dos cataventos seguem no final da postagem. A montagem foi do Masao, avô do Chico e marido da Maria Dobradura que quebra seus galhos mecânicos. O catavento foi colocado na ponta (no local estreito) de meio hashi (palitos japoneses) com arame e duas contas.
As lembrancinhas foram colocadas em sacolinhas coloridas enfeitadas com Origami, claro. Tais sacolinhas coloridas só conseguimos comprar on-line em Porto seguro. Não são caras, mas o frete é chato.


FALHA 
Tinham também chapéus acamurçado marrom, como do cow-boy e da Jessie que FORAM ESQUECIDOS DE SER DISTRIBUÍDOS!!! 
 Se alguma criança, que esteve na festa, quiser receber o seu, fale com a Kity, mãe do Chico, até 10 de dezembro, senão daremos outra finalidade para os mesmos.
A festa foi ótima. O espaço e o buffet de churrasco e saladas excelente.
- Valeu Albert, pai do Bruninho e dono do espaço.
- Valeu para todos os convidados que foram a maior poesia viva e alegre da festa.
- Valeu e parabens para o Francisco José - CHICO - sempre alegre e passando bastante alegria.



FAZENDO OS CATAVENTOS

PRIMEIRO CATAVENTO
Material necessário:
- papel 15 cm de lado - meio palito hashi (comida japonesa) - uma conta - um alfinete de cabeça de bolinha cortado - um papelzinho em nosso caso estrela feita com cortador.

1- Este catavento enquanto origami é muito fácil e para girar a mínima brisa já basta.

2- Dobre nas diagonais.


3- Corte estas linhas diagonais a média de 2 cm. do ponto central.


4- Coloque nos cantos à esquerda do triângulo as letras de A a D. No centro, como no lugar indicado na figura coloque a letra A.




5- Cole a ponta A sobre o ponto central A.



6- Sucessivamente cole a ponta A sobre a ponta A no centro. Vá até a ponta D.

7- Material para a montagem. No hashi (palito) deve ser feito um furo na extremidade superior . É um trabalho minucioso pelo pouco diâmetro, mas os mais habilidosos podem fazer com furadeira elétrica (o Masao fez) com extremo cuidado ou perfurar com prego, parafuso, picador de gelo e outras coisas sugeridas pelo Fred Kugler.


8- Introduzir o alfinete na estrela (pode ser círculo, quadrado etc) e depois no catavento pela frente. Depois na parte de trás do catavento introduzir a conta (media de 0,8 cm) e introduzir na parte superior furada do palito, mas colocar um pouco de cola branca no alfinete ou no buraquinho.


SEGUNDO CATAVENTO -

1- material necessario. Papel 15 cm de lado - meio hashi - um mini papel para o centro - duas contas - arame maleável - fita crepe.


2- Dobrar o papel nas diagonai, na vetical e na horizontal.


3- Dobrar dua pontas diagonais para o ponto central. Virar o trabalho de trás para a frente.


4- Com o origami já virado de trás para frente dobrar as duas pontas, como na figura.

5- Girar o trabalho e dobrar as duas pontas como indicado na foto.

6- Novamente virar o origami de trás para a frente e fazer a dobra indicada.


7- atenção ao levantar uma das pontas e levá-la para o lado. Como nas fotos acima.


8- fazer o mesmo na outra ponta deste mesmo lado.


9 - Virar o origami de trá para frente e fazer nas duas pontas do lado não feito.

10 - Furar o palito na parte superior lateral. Furar os papeis com uma agulha ou alfinete.
Inserir o arame maleável numa das contas. dar um ligeiro giro no arame.
Inserir o arame na estrela (círculo ou etc).
Inserir o arame na outra conta e depois no palito.
Torcer o arame para que tudo fique firme.
Para maior segurança com crianças e durabilidade da torcida no arame envolva-o com um pequeno pedaço de fita crepe.
Este catavendo não gira com o vento. Ele precisa de assopro lateral. Mas gira bonito, tambem.

BONS VENTOS O TRAGAM AO BLOG DA MARIA DOBRADURA

Um comentário: