quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ORIGAMI DE MÓBILE ESPACIAL

O móbile tem o grande valor de acusar o movimento do ar. Dizem que isto renova energias. Há inúmeros possibilidades de móbiles com origamis, mas o de hoje diz respeito ao espacial.
Vamos mostrar dois móbiles. Um apenas com estrelas que foram ensinada com a postagem do TANABATA ORIGAMI. (A estrela que está com os passos em fotos e não a que tem lugar para escrever mensagem)
O outro móbile traz astronautas e naves espaciais.
Nos dois casos foram feitos com o equilibrio dos arames. Não temos técnica matemática para isto, apenas seguimos atrás do equilibrio físico. Se alguem souber passo-a-passo através de medidas, por favor nos ensine. Mas, sempre colocamos o arame principal, primeiro com o fio de nylon posicionado no meio. Se precisar acrescento um pouco de cola para ajudar no resto do trabalho. Depois vamos colocando arames para o total de peças. Em alguns a ponta será para carregar o arame que ficará mais embaixo. Depois penduramos em  algum puxador de armário mais alto ou gancho e vamos estabelecendo o equilíbrio do móbile. É muito fácil, rápido, e depois que você conseguir o equilíbrio (nem é necessário acola, mas se quiser coloque) pode pendurar que ele balança, roda, gira bastante com o vento e não perde nem a pose, nem a compostura.
Você pode montar seu esquema anteriormente sobre uma mesa, para verificar o visual que deseja ter.
No caso de fazer este trabalho com crianças podem se utilizar varetas de bambu (para confecção de pipas), palitinhos de churrasco (sem a ponta fina) nos quais pode-se fazer pequena incisão e até canudinhos que poderão receber um ligeiro corte onde se prendem linhas ou fios de nylon.

Você precisará de arames finos, maleáveis, mas firmes.
Fio de nylon.
Um alicate de bijouteria ou outro que lhe permita fechar as extremidades do arames.
Os mobiles de origami são tão leves que eles requerem apenas um pequeno prego no teto. No caso do móbile dos astronautas são 15 peças em papeis de 15 cm. de lado e um simples preguinho com um araminho dá conta do recado. Tem pessoas que afixam com uma espécie de durex para paredes. No caso do prego mais um pequeno ganchinho de arame que prenda a linha principal permite maior mobilidade ainda da peça.
Aos origamis
ESQUEMA DA NAVE ESPACIAL
1. Use papel de 15 cm de lado para o caso do móbile. Mas podem ser quadrados menores.
2. Amplie e siga o esquema .
3. No passo 7, é bom colocar algo que cole o papel internamente da última dobra. Costumamos colocar durex dupla face.
4. Enfeite a nave espacial. Costumamos colocar etiquetas redondas adesivas. Em dourado ou prateado dá idéia de iluminação.



ESQUEMA ASTRONAUTA

1. Papeis de 15 cm para o móbile, mas podem ser quadrados menores. De prefer~encia que tenham cada lado de cor diferente.
2. Siga atentamente, pois ele é bem fácil, para crianças mesmo.
3. Quando chegar ao passo 10 faça o pequeno corte e no passo 11 voce vira estas pontas cortadas para dentro, para formar a pernas.
4. Depois faça desenho do rosto ou pode colar a foto da criança. No caso colocamos a foto da Letícia e do Chico já que é o quarto de hóspedes astronautas na casa dos avós.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir