sexta-feira, 14 de maio de 2010

ORIGAMI ANIMAIS DA ÁFRICA DO SUL


Como está prometido durante este mês e começo de junho colocaremos origamis para "lembrar" a Copa do Mundo na África do Sul e o Dia dos Namorados.
Os primeiros origamis serão de três animais comuns na Africa do Sul, esperando-se que não nos estádios, apenas em seus habitats naturais.
Os primeiros a serem colocados são os diagramas de um elefante, um leão e uma girafa. Todos param em pé. Caso alguem não entenda nos informe que podemos dar maiores explicações.
OBSERVAÇÃO -Todos os diagramas que colocamos são de livros infantis, mas podem ser dificeis para quem é iniciante. Não esqueça de clicar para ampliar os diagramas.
Caso alguem não entenda nos informe que podemos dar maiores explicações.

DIAGRAMA DO LEÃO
















1- Serão necessarios dois papeis quadrados de 15 cm e 1 quadrado de 7,5 cm. No modelo temos um grande laranja e o pequeno laranja. O outro quadrado grande marrom para a juba.
2- Toda vez que seguir um esquema verifique se o que você está vendo é o mesmo que a figura indica. Preste a atebnção se o quadrado está na diagonal, quando deve ser virado, com aquelas flechinhas torcidas.
3- Na figura 4 do corpo do leão você fará a dobra como manda a figura 3 e depois dobrará o papel como uma prega para dentro.
4- Na figura 8 a parte abaixo da linha de base (do triângulo) será dobrada para dentro entre os dois lados do corpo do leão. Até que é fácil, pois é apenas dobrar e introduzir. A figura 12 tem a ultima dobra para o rabinho.
5- Na figura 13 há uma flecha gordinha, que parece rabo de estrela, que indica que aquele ponto do diagrama está ampliado para melhor verificação. Abra a pontinha do triangulo. É fácil.

DIAGRAMA DA GIRAFA 
   
A girafa é muito fácil. Veja a carinha alegre que indica facilidade no alto da folha.
Talvez o único maior segredo é na parte 3 onde tem que dar os dois cortinhos para formar as orelhas.
Se quiser acrescente com araminhos coloridos ou papel enrolado bem fino para fazer os chifrinhos da girafa.


             


(não esqueça de clicar nas imagens para aumentá-las)

DIAGRAMA DO ELEFANTE
O grau de dificuldade indicado pela carinha tambem é de facilidade. Atenção às flechas e posicionamentos das figuras. No passo 4 do corpo há aquela flecha gordinha, que parece rabo de estrela para ampliar o diagrama. Está dizendo que naquele duas dobras pequenas superiores e inferiores você deve colocar o dedo para abrir a preguinha ao mesmo tempo que faz as dobras pequenas. Não tem muito segredo. Agora o rabinho do elefante é apenas dobrado para a frente.
Podem ser colocados olhos, caras, pintas na girafa para ficarem mais interessantes.

Um caso sério! Na página 2 do diagrama (da cabeça) do elefantinho no alto da página aparece um intruso... um pinguim. Animal que nada tem a ver com a África do Sul. Mas como ele foi junto com a imagem  e nosso conhecimento para ficar mexendo aqui e ali é mínimo, quem quiser pode fazê-lo como um aficcionado por Copa de Mundo de Futebol, comparecendo em qualquer lugar onde esta aconteça.

4 comentários:

  1. O link da girafa ñ abre em outra página. Gostaria que me enviassem mais detalhes a respeito da girafa. Eu a usarei em uma aula de arte na sexta-feira próxima. Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Olá Eu
    Estou verificando uma nova postagem do esquema da girafa. Aguarde mais um pouco. Aconteceu comigo, agora de às vezes abrir e às vezes não. Se preferir me passe seu e-mail. O meu é mluciapedroso@globo.com
    Abraços e obrigada pelas palavras
    Maria Dobradura

    ResponderExcluir