quarta-feira, 7 de abril de 2010

ORIGAMI DIA DAS MÃES -1- pintinho saindo do ovo


 

Vamos começar com um origami básico. Toda mãe sempre lembra de seu filho desde que...saiu da casca do ovo. Sem chamar mãe de galinha, mas ela, em geral, gosta de estar com a ninhada, mesmo que seja de um só, pois filho sempre é criança. Quantas vezes escuto: como vão as crianças? E não estão falando de meus netos, mas de meus quatro filhotes.
Este origami é facil, ainda não é do pintinho revoltado da Páscoa, que já saiu do ovo. Vamos colocar o diagrama destes pintinhos.
Os maiores foram feitos com papeis de 15 cm de lado. O menorzinho que está colocado no tag tem 7,5 cm de lado. Os outros variaram de 8 a 10 cm. Tudo dependerá de onde serão colocados.
O "medalhão", ou premio de mãe, tem 10 cm de lado.
Como podem ver são possiveis várias criações. Um jogo americano com toalha de papel apropriada ou com papel crepom para o café da manhã do dia das Mães. Fazer o medalhão (caso a mãe tenha vários filhos ela poderá se sentir uma premiada de Olimpíadas). Tags, para se colocar sobre uma caixinhas ou mesmo serem colocados no meio dos presentes. A necessidade e a curiosidade inventam a criatividade.
Agora, vamos analisar cada um dos 12 passos. Clique na imagem acima para observar melhor.
Passo 1 - dobra-se o papel com a parte de cor que ser quer o pintinho para o lado de dentro e de cima para baixo (isto é importante!).
Passo 2 - voce estará vendo a cor que corresponderá à casca do ovo. Dobra pela metade da esquerda para a direita.
Passo 3 - traga a ponta superior direita para o centro em baixo. Esta linha apenas com tracinhos significa que você a dobrará para dentro (DOBRA DO VALE). E a ponta superior esquerda dobra para trás (DOBRA DA MONTANHA linha com traços e pontinhos e que fica para o lado de fora) para a linha central no ponto inferior. Você verá a "cara" de um triângulo.
Passo 4 - aquela flecha gordinha indica que o desenho será aumentado (para facilitar a sua vida, honestamente, um pouco). E você abrirá este triângulo colocando seus dedos no interior central. Isto formará um quadrado enviezado. Ainda você estará vendo a cor que corresponderá à casca do ovo.
Passo 5 - você levantará a ponta inferior do quadrado, apenas a folha de cima até o alto marcando uma linha central. Como a flecha vai e volta, você fará o mesmo, pois é apenas para marcar. Vai e volta com o papel.
Passo 6 - A dobra que você marcou no passo anterior, agora deverá se fazer uma dobra da montanha, isto é, esta parte ficará como o cimo da montanha e o papel entrará para dentro do trabalho. Antes dobrou e marcou para fora e agora coloca esta ponta para o lado de dentro.
Passo 7 - você vê que tem duas flechas formando um círculo à direita do origami o que significa que você girará o trabalho para cima. Já aparece o pintinho em cima e a casca do ovo embaixo. Ainda no passo 7 você dobrará a ponta esquerda, a ponta direita e a inferior para trás.
Passo 8 - você tomará as duas pontas superiores e trará para os lados, para formar as asas e repare que você puxa esta dobra até acontecer tambem dentro da casca do ovo (há um traçado subentendido dentro). Isso você vê bem no próximo passo.
Passo 9 - você toma todo o rabalho e faz a dobra (montanha - traçado e pontilhado) mantendo este centro para o lado de fora. Ficará igual o que você vê no passo 10.
Passo 10 - você apenas fará um cortinho pequeno na terça parte correspondente da linha, bem pequeno mesmo para acontecer o passo 11.
Passo 11 - você dobra a ponta superior para trás (dobra da montanha) e insere a ponta do papel no talho feito.
PASSO 12 ou FINALMENTE - Você já tem  o seu personagem-filho, coloque ou pinte os olhos. Pinte o biquinho, se quiser, e os adereços são por sua conta. Sucessos e continue procurando e seu jeito de fazer.

Este modelo de origami foi extraido da Revista Piccolo de Maio de 2004. Esta revista é japonesa, escrita apenas em japones e de atividades para crianças. No "medalhão" que a criança exibe está escrito OMEDETÔ - que significa PARABENS!

9 comentários:

  1. o diagrama tá muito dificil de entender!!!!

    ResponderExcluir
  2. Super fofo o filhotinho! Lindo!!
    Consegui fazer um tbm, é muito fácil!
    Obrigada por divulgar, é muito legal fazer dobraduras!

    ResponderExcluir
  3. nossa fofa o seu blog e demais mais tem pouca visita coloca mais coisa ta
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Cricia
    Mas até ele tem boas visitas como a sua.
    Maria Dobradura/Lúcia

    ResponderExcluir
  5. AMEI SEU BLOG...A ESTRELA DE CINCO PONTAS DE PRECISAR POSSO FAZER UM VIDEO É MUITO SIMPLES...ABRAÇOS DOBRADOS..BJS

    ResponderExcluir
  6. Olá DEUZAAA
    Obrigada por suas palavras. Valem muito mesmo.
    Visitei seus blogs e gostei da sua energia, animação e tudo o mais. Vi que você tem interesse em educação e lhe convido para visitar meu outro blog o www.mariadesdobrandopsicologia.blogspot.com
    Abraços
    Maria Lúcia

    ResponderExcluir
  7. Está muito legal, engraçado e interessante.

    ResponderExcluir
  8. só achei meio dificil de fazer ..mas em fim muito legal

    ResponderExcluir