segunda-feira, 8 de março de 2010

DESAFIOS, SORRISOS, VONTADE DE DANÇAR MAIS


Desde a semana passada já havia visto o video-fotos aí embaixo da RODA VIDA da Mônica Amaral Mello Poyares. Não pude comparecer, mas já vi e ouvi muitas vezes estes momentos deliciosos que ela nos enviou. Vejam, é logo abaixo!



Os livros que nos foram encaminhados pelo pessoal são ótimos e atendem aos interesses de crianças, adolescentes e adultos.
Mas uma coisa me segura muito no video. São aquelas palavras de proposição da RODA VIDA e tenho que escrever bem grande:
DESAFIOS   
SORRISOS    

VONTADE DE DANÇAR MAIS

Acho que desde o começo, alias bem antes do nascimento do blog da Maria Dobradura o que queremos é exatamente isto DESAFIOS, SORRISOS E VONTADE DE DANÇAR MAIS. Dançar mais a vida, dançar mais a aprendizagem, dançar mais a sabedoria. Não tem a piada de quem não vou dizer a categoria, pois preconceitos não estão com nada, que dizem que precisa chacoalhar a cabeça para pegar no tranco? Então mente gosta de movimento e nada melhor se tiver um ritmo, uma melodia, um soltar-se. 
Mônica, você é bem precisa com as palavras! Sintética e falando tudo. Dançando e querendo mais.
Quando falamos e mais falamos de salas de aulas e de lições de casa. Já nos anos 90 a chamávamos de DESAFIOS. Já nos anos 90 (quando falamos 90 é 90 e zero mesmo) queríamos sorriso com sabedoria. Sabedoria não é mal humorada. Ela dá satisfação. Aprender e dizer eu consegui e colocar uma bandeirinha de CHEGUEI no topo da mente é muito divertido e é o que o pessoal da educação deve buscar.
Andam falando muito em treinar os professores para que se possa ensinar mais e as crianças aprenderem melhor. Ensine-os a criar desafios, a estimular ações, a sorrir diante dos sucessos e da força de vontade para se cair levantar novamente e chegar lá. Dê tempo para que os professores SE DESAFIEM em suas metas. Sorriam ao dizer
EU CONSEGUI, EU MUDEI, EU QUERO!
ESTOU NESTA DANÇA E VOU DANÇAR!

Observação - A Maria Dobradura só tem dois vídeos - do chapéu do coelho e o da RODA VIDA -, os outros que aparecem são contra a vontade dela, mas ela não sabe o que fazer para impedir. Se alguem souber dê a dica, por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário