sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

FINALIDADE EDUCATIVA DO ORIGAMI

Em duas postagens anteriores falamos sobre o "chamar para a concentração". Numa delas utilizamos o origami do avião. Mas no dia-a-dia da sala de aula ou em locais da aprendizagem por que os origamis se prestam a uma finalidade educativa? É o que veremos.
Faço um parêntese para dizer que mesmo pessoas que dizem não ter habilidades gostam de enfrentar um desafio tomara toda a educação fosse vista - desafiante - assim por alunos e por professores. Isto ainda faz lembrar de outra situação. Há mais de dez anos atrás um aluno de 5a. série surpreendeu aos colegas e ao colégio, pois estava com um câncer em região perto do cerebelo. Os alunos com a orientadora se propuseram a construir os mil tsurus (grou). Isto envolveu várias salas de aula e numa 6a. série havia um menino que para os professores era considerado um "terror" disciplinar. Mas este menino aprendeu rápido a fazer os origamis do tsuru. Foi de uma dedicação para ajudar quem não conseguia fazer e aprender.
Quando dizem que não têm paciência para fazer origamis, dizemos que é só entrar com as mãos, o cérebro com boa vontade e o papel, claro, que o origami faz o resto. Ele traz a paciência. Numa próxima postagem falaremos de como ele é utilizado até em hospitais psiquiátricos. E se podem ser utilizados até em hospitais psiquiátricos, por que não poderiam ser utilizados em suas aulas?
Voltando... às finalidades educativas do origami.
1- Aumento de conduta motora, da percepção espacial, do conhecimento do todo e de partes.
2- Exercita a função mnemônica - memória breve, de longo prazo, associativa e a própria rapidez para a memória.
3- Estimula a curiosidade - provoca a observação atenta para a realidade e para os saberes. Provoca o esforço pessoal e esperar pelo resultado construído e tranquilo.
4- Tem por objetivo e estimula a concentração e a precisão.
5- Ajuda o refinamento de sistemas estéticos - estimula a atenção entre a matéria e a forma do objeto, desenvolve senso de proporção e da harmonia da forma.
6- Educa o pensamento na medida que como experiência direta e às vezes repetitiva, pode levar a criança ou aprendiz a transferir a outros âmbitos, levando a refletir sobre descobertas e estabelecer ligações análogas.
7- Estimula o desenvolvimento perceptivo - manipular e dobrar vários tipos de papel para criar figuras favorece a individuação da propriedade funcional do objeto e exercita a capacidade de analise perceptiva do objeto.
8- Influencia positivamente o comportamento, pois promove um procedimento gradual para um projeto, à correção automática de eventuais erros cometidos, até acertar positivamente, enfrentando dificuldades sempre maiores.
9- O origami oferece uma vasta oportunidade de trabalhos em grupo.
IMPORTANTE - Em qualquer matéria e para qualquer idade, e para qualquer tipo e nível de aprendizagem é interessante. Isto não é apenas educação artística, isto é chamar pelas estruturas neurológicas necessárias à aprendizagem.
Ah! O menino ficou curado, voltou à escola e até onde sabemos está bem. Tsurus não são milagrosos. tratamentos, orações e AINDA MAIS um grupo concentrado por uma causa podem levar à cura, mesmo.
Outro ah! Nos propomos a enviar esquemas de origamis para quem necessitar. Basta explicar a finalidade.
ESCLARECIMENTO - Claro, que ninguem pretende, nem sugere que se faça origami todos os dias e em todas as aulas . Mas é uma atividade que pode complementar alguns momentos e criar a maior RECIPROCIDADE entre professores e alunos. Os origamis sugeridos são fáceis, não se intimidem com as fotos de crianças, pois são utilizados tambem por adultos (e ninguem quer ver um japones de terno e gravata, pensando em iens e dólares com cara séria fazendo origami!) e aqui vão:
BALEIA-
- Para algum dia de muito calor. Uma baleinha leque. Pode ser com papel tipo scrapp 30,5 cm de lado. Mas pode ser com quadrado feito a partir dos 21cm do sulfite. POde até ser papel já utilizado. Criatividade não tem limites para mais nem para menos. É necessario uma varetinha, no do exemplo é o hashi (palitos japoneses)ou dois palitos de churrasco etc. Já foi feito num encontro do Hospital Boldrini, num ginásio desportivo de Campinas, num dia de muito sol e calor. Foi sucesso.



PINGO DE ÁGUA ou GOTA
- Para algum dia de chuva - PINGOS DE ÁGUA ou GOTA DE ÁGUA
Servem tambem como crachá. As utilidades, as apresentações (se houver) fica a cargo de quem coordena a atividade/aula.


- Para dias de ... corvo - com certeza dias de bom ou mau humor, dias dificeis de engolir etc. Imaginem um crachá (pode ser de mesa, pois pela curvatura fica em pé)onde o nome que identifica a pessoa vai dentro da boca do corvo...

NOTA - os papeis podem ser próprios para origami ou especiais, mas o ideal é que se utilizem papeis que se tenha à mão, que não criem custos à parte. Antes de, pelo que se vê em algumas escolas, seja pedido no material escolar 1000 folhas de papeis de origami, obrigatoriamente, japoneses.
Mensagens, avaliações, "postagens", nos origamis confeccionados ficam a cargo de professores ou coordenadores de atividades.
(Origamis de revistas japonesas PICCOLO de atividades educativas com crianças)
Clique nas figuras para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário